Nesta segunda-feira (9), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União, o resultado final dos profissionais aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira 2023 (Revalida). Goiânia teve aplicação de exames práticos, além das teóricas.
Segundo o Ministério da Educação, o Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. Todo o processo é baseado na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e normativas associadas, além da legislação profissional brasileira.
De acordo com o Inep, as etapas avaliam as habilidades e conhecimentos dos médicos a partir dos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, nas provas serão analisadas as competências em cinco áreas da medicina: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria e medicina da família e comunidade.
No total foram aprovados 930 médicos na prova de habilidade clínica, que foi realizada na segunda etapa do Revalida. Inicialmente foram 1.913 inscritos na etapa prática. Além de Goiânia, os exames práticos foram aplicados em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Luís e Uberlândia (MG).