Um incêndio destruiu materiais armazenados e danificou parte das instalações do Ginásio de Esportes de Campinas, localizado na Rua Senador Moraes Filho, no final da manhã desta quinta-feira (21). Testemunhas afirmaram que alguém colocou fogo na barraca de uma das pessoas em situação de rua que pernoitam no entorno do ginásio e as chamas se alastraram rapidamente para dentro, onde estudantes estariam usando a quadra.
Em entrevista à Tv Anhanguera, uma mulher afirmou que estava em uma lanchonete nas imediações por volta do meio-dia e viu quando uma pessoa ateou fogo na lona preta da barraca e saiu rapidamente do local. Nas barracas, além de muito plástico usado nas coberturas, havia papelão e outros materiais altamente inflamáveis.
Vídeos pelas redes sociais mostram como o fogo também atingiu a fiação rapidamente.
“Não foram os irmãos de rua que colocaram fogo, foi alguém que quis atingir as barracas”, disse a mulher que afirmou ter acionado o Corpo de Bombeiros Militar na sequência. Segundo essa testemunha, estudantes que usavam o ginásio desocuparam o local às pressas.
Diversas unidades dos Bombeiros atenderam a ocorrência. Eles tiveram dificuldades para abrir as portas de aço e entrar porque as chamas estavam altas dentro do ginásio e tinham consumido muita coisa, gerando fumaça tóxica em abundância. Com equipamentos, os bombeiros cortaram e romperam as portas e entraram usando mangueiras e máscaras de oxigênio.
Vizinhos, estudantes, pessoas em situação de rua e outras que passavam pelas avenidas próximas por volta do meio-dia assistiram impressionados a rapidez com que as chamas avançaram e subiram alto.

Durante a tarde o Corpo de Bombeiros ainda agia no rescaldo do incêndio. Não houve registro de vítimas.
Ginásio estadual é administrado por Federação de Futebol de Salão
O ginásio é um bem estadual, mas a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) destacou que ele é administrado pela Federação Goiana de Futebol de Salão.
Em nota à imprensa (leia a íntegra abaixo), a secretaria informou que fez contato com o presidente da Federação, Murilo Macedo, e descreveu os bens danificados no interior do ginásio, tais como um piso armazenado para descarte. Segundo a nota, a Federação pretende cercar o entorno do ginásio para limitar o acesso das pessoas que pernoitam no local e preservar as instalações de novas ocorrências.
Além disso, a SEEL determinou a avaliação da estrutura do ginásio após o incêndio.
NOTA – SEEL
“Sobre o questionamento a respeito do incêndio no Ginásio de Esportes de Campinas, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer esclarece o que segue:
– O ginásio pertence ao Governo de Goiás, contudo possui um Termo de Permissão de Uso à Federação Goiana de Futebol de Salão, que administra a praça esportiva;
– Em contato com o presidente da Federação, Murilo Macedo, foi informado que o incêndio ocorreu na parte externa do ginásio e teve início em objetos de pessoas em situação de rua que circundam a praça esportiva. Também foi atingido um piso esportivo, pertencente a Federação, que estava em processo de descarte;
– Nos últimos anos, houve diversas tentativas por parte da Seel, em parceria com a Polícia Militar, de que as pessoas em situação de rua não se instalassem naquele local, porém, sem êxito;
– Na última semana, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer já havia comunicado a Federação Goiana de Futebol de Salão que irá cercar a área do ginásio, visando maior segurança de servidores da Federação, atletas, comissões técnicas e público que frequenta o espaço. A estrutura utilizada será reaproveitada do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, que encontra-se em obras;
– A Seel deslocou profissionais das gerências de Infraestrutura Esportiva e de Ginásios, Parques e Centros de Esporte e Lazer para que acompanhem de perto o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar e, posteriormente, façam uma análise do possível impacto na estrutura do ginásio.”
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer
Leia mais sobre: Fogo no Ginásio de Campinas / Cidades / Goiânia

