O Governo Federal divulgou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Goiânia na sexta-feira (6) durante a inauguração da obra do BRT Norte-Sul. A agenda informa que a cerimônia será às 10h30 na antiga Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador. Ainda não foram divulgados outros compromissos do presidente em Goiânia.
Vai ser a primeira vez que o presidente virá ao estado desde o início do atual mandato. Lula já cancelou compromissos em outras ocasiões.
A expectativa é por encontro dele mais tarde com candidatos da coligação da deputada federal delegada Adriana Accorsi, do PT, partido do presidente. Por se tratar de inauguração, a presença de candidatos no evento do BRT é vedada pela Legislação Eleitoral.
Por esse motivo, a cerimônia não deve contar com a presença nem do prefeito Rogério Cruz, que disputa a reeleição. A inauguração estava prevista para sábado (31), mas foi adiada pelo prefeito Rogério Cruz para compatibilizar com a agenda presidencial. Tudo indica que Lula deve ser prestigiado pelo secretário de Governo Jovair Arantes e pelo vice-governador Leandro Vilela, já que o governador Ronaldo Caiado está em viagem de férias na Grécia de onde retorna dia 10.
A obra do BRT Norte-Sul foi realizada com recursos federais. O projeto foi iniciado em 2015, com previsão para entrega em 2019, sofreu diversas interrupções. Voltou a caminhar em 2021.
Leia mais sobre: Inauguração do BRT / Lula em Goiânia / Brasil / Cidades / Goiânia