Publicidade
| Em 1 ano atrás

Importação de produtos de até U$ 50 subiu 11%, em comparação com ano passado

Compartilhar

Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que a importação de produtos de até U$ 50,00, cerca de R$ 240,00, subiu 11,4% este ano, em comparação com o mesmo período de 2022. No levantamento, foram analisados mais de 10 mil tipos de produtos.

No total, o resultado chegou a 3,3 bilhões, dos quais a maioria teve como origem a China, cuja importação de produtos subiu 38% neste período. Ao todo, 1,3 bilhões de unidades em sete meses.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Empresários da 44 dizem ameaçados por sites chineses após nova taxação dos importados

Publicidade

Atualmente, os produtos chineses representam quase 40% do total de importações brasileiras. De acordo com a pesquisa, o segundo país com mais importações é o Paraguai, com 296 milhões de itens vendidos, número correspondente a 8,9%.

Publicidade

Conforme a CNC, a explicação para o aumento das importações de produtos chineses foi a valorização do real ante ao dólar. Além disso, a alta carga tributária doméstica estimulou a compra internacional.

De acordo com o economista responsável pelo estudo, Fabio Bentes, a carga de impostos no Brasil contribuiu para a alta. “A diferença na carga de impostos sobre o consumo no Brasil e no exterior foi um fator crucial para o aumento das importações de bens de consumo”, explica.

Publicidade

Com informações da Agência Brasil

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Tags: CNC