12 de setembro de 2024
Saúde • atualizado em 13/09/2022 às 05:20

Imagens de rei Charles III com mãos inchadas chocam internautas; entenda condição do monarca

De acordo com especialistas, doença é de difícil diagnóstico por imagens, mas pode ser causado por problemas renais, excesso de sal, álcool, má circulação entre outros
A condição específica de rei Charles III, que deixa suas mãos inchadas, nunca foi divulgada oficialmente. (Foto: reprodução)
A condição específica de rei Charles III, que deixa suas mãos inchadas, nunca foi divulgada oficialmente. (Foto: reprodução)

Pessoa pública há décadas, apenas agora, após a morte da rainha Elizabeth, Charles III, proclamado rei da Inglaterra, está em evidência total chamando atenção por cada passo que dá. Uma das curiosidades mais recentes, e que chocou internautas nas redes sociais por exemplo, foi o inchaço de suas mãos. A condição, sob qual a causa nunca foi divulgada pela família real, já havia sido notada anteriormente, mas com menores repercussões.

Os autointitulados “dedos de salsicha” já tiveram suas diversas teorias desenvolvidas pelas pessoas, principalmente na internet, para explicar por que os membros do monarca ficam em tais condições, principalmente após voos longos e em visitas a países de clima quente como Índia e Austrália.

Um dos principais motivos, confirmado por um especialista em uma matéria divulgada pela CNN, pode ser a de má circulação. “A causa é a perda da elasticidade das veias, e quanto mais rígidas, maior a dificuldade do sangue chegar até as extremidades. Geralmente ele se acumula nos braços, causando o inchaço. Essa perda acontece por diversos motivos, como envelhecimento natural do corpo, colesterol alto, pressão alta, consumo de álcool ou tabaco, problemas cardíacos, sedentarismo, entre outros”, afirmou Juliana Toma, médica dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na reportagem.

Além da mudança de clima, a especialista, afirmou que hábitos podem ser a solução para algumas dessas causas, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, redução no consumo de álcool e tabaco, massagens e drenagem linfática. O cirurgião vascular Alexandre Amato reforçou que dificuldades no retorno venoso ou linfático são mais características do inchaço pela má circulação.

Já a reumatologista Licia Maria Henrique da Mota, ouvidora da SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia), e entrevistada pela Folha de S.Paulo afirmou que não é possível fazer o diagnóstico por várias doenças provocarem este tipo de inchaço. Os edemas, segundo ela, podem ser causados por cristais (como os que provocam a chamada “gota”), por doenças inflamatórias como artrite reumatóide (que causam dor e aumento de volume das articulações), e até por distúrbios autoimunes (capazes de afetar as partes moles dos tecidos), esclarece Mota.


Leia mais sobre: / / Variedades

Comentários