Publicidade
Goiânia
| Em 11 meses atrás

Vila Roriz em Goiânia amanhece alagada após chuva intensa; veja vídeo

Compartilhar

Na manhã deste domingo (31), moradores da Vila Roriz, em Goiânia, acordaram com as ruas completamente alagadas e casas inundadas. Os estragos ocorrem após a forte chuva registrada na capital, que durou cerca de 6 horas, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEGO). Ao Diário de Goiás, Michael Douglas, morador da Vila, afirmou que inundações no local são recorrentes.

Pela tarde as ruas já estavam sem a presença de alagamento, mas ele conta que pela manhã a intensidade foi alarmante em comparação com inundações anteriores. Michael explica que uma obra que está sendo realizada no local foi um agravante para a situação pois, o dique responsável por impedir a passagem de água do rio Meia Ponte para as ruas e casas, teria sido arrebentado.

Publicidade

Em nota a Prefeitura de Goiânia afirma que a Defesa Civil observou, no local, que há tubulações espalhadas e sinais de movimentação de terra. Segundo a prefeitura uma empresa fez o rompimento da barreira construída. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) também afirma que as equipes estão trabalhando para levantar mais detalhes sobre o que houve, e aguardam o nível de água abaixar para que seja possível verificar possíveis intervenções que causaram o incidente.

Publicidade

“Infelizmente essa noite deu uma chuva e alagou a Vila inteira aqui”, relata Douglas. Confira a imagem registrada pela manhã, onde moradores aparecem nadando em meio a inundação:

Publicidade
Créditos: Arquivo pessoal

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e deram assistência no local. A preocupação dos moradores é com relação às próximas chuvas, que podem agravar a situação no bairro. “Abaixou a água nas ruas, mas o rio continua alto. Se chover novamente nesse volume só Deus mesmo”, afirma Michael.

Confira a nota da Seinfra na íntegra:

  • As equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) acompanham e atendem os moradores da Vila Roriz, após transbordamento do Rio Meia Ponte diante das fortes chuvas neste domingo (31/12).
  • Trata-se de uma área de preservação ambiental, ocupada há cerca de 30 anos. Para evitar transtornos, a Prefeitura de Goiânia construiu uma barreira para impedir o transbordamento em casos de elevação do nível do rio.
  • Mas a Defesa Civil observou, no local, que há tubulações espalhadas e sinais de movimentação de terra. Moradores relataram à Defesa Civil que uma empresa fez o rompimento da barreira construída pela Prefeitura.
  • As equipes estão trabalhando para levantar mais detalhes sobre o que houve, e aguardam o nível de água abaixar para que seja possível verificar possíveis intervenções que causaram o incidente.
  • Os moradores estão sendo devidamente assistidos pelo município e terão abrigo temporário.
Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019