Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

III Festival Gastronômico de Caldas Novas começa nesta quinta-feira (3)

Compartilhar

Com a proposta de levar o melhor da tradicional culinária goiana aos turistas, começa hoje (3) o III Festival Gastronômico de Caldas Novas, no Casarão dos Gonzaga. Neste ano, o tema é Sustentabilidade e traz como destaque o açafrão. O evento que segue até domingo (6), terá aulas show, oficinas, ação com crianças e apresentações musicais, além de muito comida.

O festival faz parte do Circuito Gastronômico de Goiás, coordenado pela Goiás Turismo, em parceria com o Sebrae, Senac, Prefeitura Municipal e entidades do trade turístico goiano.

Publicidade

Com o tema Sustentabilidade, a temporada do Circuito Gastronômico 2016 trabalha características e costumes das cidades onde são realizados os festivais, com foco no alimento desde o campo até o prato. São realizadas ações buscando o envolvimento da cadeia produtiva da gastronomia, com comparticipação e valorização de todos os agentes possíveis, do produtor rural aos profissionais e empresários do ramo de alimentação. Já foram realizados os festivais gastronômicos da Cidade de Goiás e de Pirenópolis. O próximo será em Goiânia, do dia 1° ao dia 4 de dezembro.

Publicidade

Programação

Publicidade

A abertura do III Festival Gastronômico de Caldas Novas, na quinta-feira, 3, às 19 horas, será feita pelo presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, pelo prefeito, Evandro Magal, por representantes dos parceiros Sebrae e Senac e pelo chef Carlos Pinheiro, com a palestra Frutos do Cerrado na Gastronomia dos Hotéis. Carlos Pinheiro é um dos mais reconhecidos profissionais da área de gastronomia na região Caldas Novas. Ele é Chef Executivo do setor de gastronomia do Grupo Di Roma em Caldas Novas e trabalhou, por mais de 20 anos, na Companhia Thermas do Rio Quente, atuando como Chef de Cozinha, com especialidade em Eventos.

Às 21 horas, um grande show com a dupla goiana Guilherme e Santiago, vai abrir a programação musical do III Festival Gastronômico de Caldas Novas. Em tom apaixonado, bem ao gosto dos goianos, a dupla, que tem 22 anos de carreira, vai apresentar grandes sucessos como Jogado na Rua, Meia Noite e Meia, Pindaíba e Franguinho na Panela.

Publicidade

Sexta-feira

Na sexta-feira, o Festival começa às 14h, com a chef Lilian Matos, que vai abordar o tema Mitos e Verdades sobre a Alimentação saudável. Às 15h30, o espaço será dedicado ao talento UEG, com alunos do curso de Gastronomia da Universidade Estadual de Goiás, em Caldas Novas. Às 17 horas, aula show com o irreverente chef paraibano, Cumpade João, com o tema Sangue Branco – Fonte Inesgotável de Vida. Pesquisador do folclore e profundo conhecedor da cozinha de raiz do Nordeste brasileiro, João Barreto vai apresentar o ritual do leite ferrado, uma receita da medicina alternativa, muito utilizada por nossos ancestrais.

 Às 18h30, o chef Luiz Eduardo Camargo dará aula show sobre o tema: Ideias, Negócios e Empreendedorismo Social na Alimentação. Ele é consultor e gestor de negócios sociais em alimentação, profissional de marketing, cozinheiro, diretor do Grupo Pesto e Gestor Social do Grupo ATA, que visa incentivar o uso de ingredientes naturais pouco conhecidos em prol de uma culinária mais saudável para quem faz, para quem come e para quem produz alimentos.

Às 21h, show musical com a dupla goiana Eddy & Bruno, e às 22h, o espetáculo fica por conta da banda Liga Joe.

Sábado

No sábado, às 14h, o chef André Rabelo, vai ressaltar o toque do tempero brasileiro, tradicional na culinária goiana e mineira, na sofisticada cozinha internacional. Formado pela Escola de Cozinha Internacional do Grande Hotel, em Águas de São Pedro, em São Paulo, André construiu sua carreira nos principais restaurantes de Brasília, atuou como chefe no Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty). Realiza oficinas gastronômicas pelo Brasil, divulgando técnicas, pratos diversificados, dicas e cortes especiais da carne suína, com o intuito de desmitificar o seu consumo.

Às 15h30, a chef Stella Romanholli, apresenta o tema No tacho ou no Fogão? Todas as Falácias do Açafrão. Especialista em Gastronomia Funcional e Naturologia, Stella é adepta do movimento Slow Food, que trabalha o ato de cozinhar com detalhes, nas junções de sabores sadios. Ela busca atender os mais exigentes paladares gourmet, pessoas que valorizam a saúde, a praticidade e o prazer na alimentação.

Às 17h, o consagrado chef Dario Vianna, um dos maiores especialistas em panificação e confeitaria do Brasil, apresentará aula show sobre composição de morango e coco, utilizando técnica de silk screen com cacau em pó. Dario Vianna foi jurado na Copa do Mundo de Confeitaria, realizada na França e participou de grandes feiras internacionais como a Europain e o Salão do Chocolate.

Em seguida, às 18h30, o chefe Roberto Raviolli vai ensinar a receita da tradicional Porchetta – carne de porco assada à Italiana. Considerado um dos importantes defensores da cozinha italiana de raízes no Brasil, o chefe de cozinha e restauranteur, Roberto Raviolli é um ícone da gastronomia paulista. Fazendo parte da Federacione Italiana Cuochi, Raviolli traz a inspiração Toscana dos avós, com quem aprendeu, ainda criança a saborear e fazer pratos típicos do Norte da Itália, para sua rica e criativa cozinha.

Às 21h, as tradições e valores dos goianos serão retratados em um show com a cantora Maria Eugênia. A partir das 22h, o espetáculo será comandando pelo cantor e compositor brasiliense, Keiton Moog.

Domingo

No domingo, às 9 horas, tem cozinha show com o chef Cleber Rodrigues Sena. Às 10h30, o chef Márcio Zago apresentará o tema Saberes e Sabores de Goiás: Uma Nova Visão da Gastronomia Regional. Márcio é gastrônomo, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e autor do livro “Alimentação Saudável na Culinária Regional”.

O III Festival Gastronômico de Caldas Novas será encerrado pela chef baiana Tereza Paim, eleita duas vezes como chefe do ano e personalidade gastronômica pela Revista Veja. É presença constante nos maiores festivais gastronômicos do Brasil, sendo reconhecida pelo trabalho em importantes projetos, como a reestruturação do mais antigo restaurante de Salvador e pelo engajamento em ações sociais e ambientais.

É chef proprietária do restaurante Terreiro Bahia, na Praia do Forte, único com selo verde do Brasil, considerado pelo Guia Quatro Rodas como melhor comida da região e único integrante da Bahia, da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. É também proprietária da Casa de Tereza, Arte, Cultura e Gastronomia, espaço premiado, indicado pela Gula como o melhor restaurante brasileiro.

 

Publicidade