Política

Igreja Ortodoxa do Peru desliga Padre Kelmon, ex-candidato à presidência

O ex-candidato à Presidência da República, Padre Kelmon (PTB), foi desligado pela Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil. A informação foi divulgada em nota, via rede social, pela Igreja, informando que o Padre foi desencardinado do clero e teve a provisão cancelada.

De acordo com o Portal UOL, em outubro deste ano, o Projeto Comprova confirmou que Padre Kelmon, que chegou a ser chamado de “padre de festa junina” no debate presidencial na TV Globo tinha ligação com a Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil.

Após o debate, a cena virou meme, e Kelmon, também chamado de “candidato padre”, ficou conhecido por apoiar explicitamente o presidente Jair Bolsonaro (PL) e ser considerado falso padre. O candidato à presidência pelo PTB ficou em 7º lugar na disputa presidencial de 2022, recebendo apenas 81.129 votos.

Desde a última quinta-feira (15), data em que a nota foi divulgada, Padre Kelmon está proibido de ministrar sacramentos, e não poderá falar em nome da Igreja Ortodoxa do Peru. Conforme a nota, assinada pelo Mor Francisco Ángel Ernesto Móran Vidal, que é arcebispo metropolitano no Peru e representa a autoridade máxima da Igreja Ortodoxa no Peru, o padre estaria demitido de sua função e desvinculado da Igreja.

Além da autoridade no Peru, o representante da Igreja no Brasil, o Mons. Miguel, também conhecido como Phellype Thiago Martins, vigário episcopal no Brasil, também assina a nota oficial. O documento completo diz que:

“Decidimos canceladar a Provisão 0025/21 conferida ao Pe.Kelmon Luis da Silva. Também informamos que decidimos desencardinar do clero o Pe.Kelmon Luis da Silva e também o Pe.Lucas Soares Chagas. Dessa forma, os mesmos ficam proibidos de ministrar os sacramentos e de falar em nome da Igreja Ortodoxa do Peru-Tradição canônica Síro Ortodoxa Malankara Indiana. Tudo que ligares na terra será ligado no céu, mas aquilo que desligarem na terra será desligado no céu. (Mateus 16:19)”.

Confira abaixo a publicação oficial:

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024