O Vila Nova não vence há cinco jogos e após a derrota recente para o lanterna Guarani por 2 a 0, viu a instabilidade no elenco aumentar ainda mais. Agora, o Tigrão se prepara para enfrentar o Sport em um confronto direto na luta pelo acesso. Em entrevista coletiva, o volante Igor Henrique analisou o próximo adversário e ressaltou a importância de enfrentar um time qualificado neste momento crítico.
“O Sport é uma equipe muito forte, vai brigar para subir. É bom que a nossa equipe, quando vem jogar contra esse time forte dentro de casa, a gente dá resposta. E diante do nosso torcedor, vamos dar o nosso melhor. Esse jogo a gente tem que vencer, para a gente encostar no G4. Acredito que vai ser uma final antecipada. Então, amanhã pode esperar que a gente vai dar o nosso melhor e vamos buscar a vitória do início ao fim”.
O Vila Nova já chegou a liderar a Série B, mas hoje se encontra fora da faixa de acesso à elite do futebol brasileiro. Assim, Igor Henrique vê como essencial os três pontos para não se distanciar ainda mais do G-4.
“O jogo diante do Sport será fundamental para a gente poder ganhar diante da nossa torcida, aproveitar nosso fator casa que a gente vê muito forte. Acredito que vai ser uma boa partida para voltar ao caminho das vitórias e consequentemente ao G4.”
O duelo entre Vila Nova e Sport será nesta sexta-feira (16), às 21h, no OBA. Com uma possível vitória, o Tigrão chega a 33 pontos e passa o time pernambucano na tabela geral.
Confira a entrevista coletiva na íntegra:
Repórter: “Sabemos que o campeonato é longo, todos os times enfrentam esse momento de oscilação dentro da competição e agora é a vez do Vila Nova passar por esse momento. Você, como jogador que esteve aqui no ano passado, viu o time passar por essa oscilação e acabar perdendo o acesso no final do ano. Como vocês jogadores e seus companheiros tem trabalhado isso para não prejudicar o planejamento no final desse ano?”
Igor Henrique: “Estamos oscilando no momento certo do campeonato. No ano passado, oscilamos no final do campeonato e tivemos que vencer quatro jogos seguidos para poder brigar pelo acesso. Este ano, acredito que estamos oscilando no momento bom e agora já deu. Temos que voltar o caminho das vitórias para conquistar algo maior no final do campeonato”.
Repórter: “São cinco jogos sem conquistar vitórias. Esse jogo contra o Sport é o fim dessa sequência? Precisa acabar agora essa má fase do Vila Nova?”
Igor Henrique: “Sim, estamos trabalhando para isso durante a semana, para poder vencer os jogos. O jogo diante do Sport será fundamental para a gente poder ganhar diante da nossa torcida, aproveitar nosso fator casa que a gente vê muito forte. Acredito que vai ser uma boa partida para voltar ao caminho das vitórias e consequentemente ao G4.”
Repórter: “Como é você vê esse adversário, que é um dos candidatos ao acesso, tem jogos a menos e está ali crescendo em busca do G4 a exemplo do Vila. E a questão do Vila jogar em casa, o time é muito forte. Vocês entendem que aqui dentro não vai deixar escapar um resultado positivo, igual foi com o Paysandu?”
Igor Henrique: “O Sport é uma equipe muito forte, vai brigar para subir. É bom que a nossa equipe, quando vem jogar contra esse time forte dentro de casa, a gente dá resposta. E diante do nosso torcedor, vamos dar o nosso melhor. Esse jogo a gente tem que vencer, para a gente encostar no G4. Acredito que vai ser uma final antecipada. Então, amanhã pode esperar que a gente vai dar o nosso melhor e vamos buscar a vitória do início ao fim”.
Repórter: “O torcedor se assustou com o jogo que vocês fizeram contra o Guarani, muito abaixo, talvez dos piores jogos dos últimos tempos do Vila. Você que está aqui desde o ano passado, talvez reconheça que foi um jogo muito ruim. Primeiro, o que aconteceu? Por que de um jogo tão abaixo que vocês fizeram contra o Guarani? E se me permite, esse jogo contra o Sport, a cobrança que vocês mesmos do grupo estão se fazendo, a diretoria para dentro de vocês do grupo também, você vê como uma obrigação ganhar do Sport nesta sexta-feira, em casa, para quebrar essa sequência ou trazer essa responsabilidade é exagerada e pode atrapalhar vocês amanhã?”
Igor Henrique: “Fizemos um jogo muito ruim contra o Guarani, estamos ciente disso. Foi todo mundo abaixo, a gente conversou ali bastante que não pode se repetir mais. Se a gente quiser buscar algo maior dentro da competição, esse tipo de jogo não pode mais acontecer. Vamos jogar contra o Sport que é uma equipe muito boa, a gente tem essa cobrança dentro de nós, mesmo ali dentro do grupo, a gente está se cobrando bastante durante os treinos, para a gente poder voltar a nossa confiança de volta. Pois nós fizemos um jogo bom contra o Paysandu aqui dentro de casa e um jogo ruim fora de casa. E agora a gente vai buscar fazer um jogo bom e conseguir a vitória.
Repórter: “Quando a gente fala em recorde, quando a gente fala em retrospecto recente, são cinco jogos que o Vila não vence e são cinco jogos que o Esporte não perde. São três empates para cada lado, duas derrotas do Vila e duas vitórias do Esporte. Até onde esse retrospecto entra em campo? Até onde esse momento do Vila e o momento do Esporte interferem na cabeça de um jogador dentro de campo?”
Igor Henrique: “Acredito que não vai interferir em nada dentro de campo. Sabemos que o Sport é uma equipe qualificada, mas em casa a gente é forte. Então a gente tem que fazer o nosso dever de casa e acredito que amanhã a gente vai dar o nosso melhor e a gente vai buscar a vitória do início ao fim, como eu falei”
Repórter: “Temos visto desde o seu retorno principalmente é você até atuando um pouco mais avançado, pisando um pouco mais dentro da área. E esse camisa 10 é justamente uma função que está faltando dentro do Vila. O Naninho está machucado e o João Lucas está suspenso para esse jogo. Como é que você tem visto esse setor? Como é que tem sido essa adaptação sua, o Cristiano chegando também para te ajudar um pouco mais ali no setor ofensivo? Porque você originalmente também era um segundo homem de meio campo.”
Igor Henrique: “Eu estou para ajudar. Independente se for de 10, se for de volante, eu quero estar jogando. Então nesse jogo aí, acho que vai ser uma formação um pouquinho diferente. Mas eu vou dar o meu melhor ali para a gente poder conquistar a vitória e ajudar a equipe do Vila para a gente poder conquistar os três pontos dentro de casa.
Repórter: “Quando o resultado não vem, é claro que muitas teorias aparecem. Uma delas foi que esse grupo talvez já tenha dado tudo que podia. Você como jogador que sabe o que está fazendo, já está aqui há bastante tempo. O Luizinho já tirou tudo desse grupo? Ou pela sua experiência, por conhecer os jogadores, o elenco talvez não é tão grande, é um pouco mais enxuto, dá para tirar mais o que desse grupo na sequência desse campeonato?
Igor Henrique: “A gente está ciente do jogo que a gente fez. Dá uma baixada na nossa autoestima. Mas acredito que a gente possa dar mais. Tem bastante jogador de qualidade aqui no nosso elenco. Não sei falar enxuto, mas tem bastante jogador de qualidade. Então acredito que a gente vai dar resposta nesse jogo. A gente não pode fazer dois jogos ruins. Então nesse jogo pode esperar que a gente vai dar o nosso melhor.
Repórter: Você falou em formação diferente. Qual é o time que o Luizinho preparou ou ele pediu segredo?
Igor Henrique: “Não pediu segredo, mas não posso dar de mão beijada para o adversário também. Mas acredito que vai ser uma formação mais avançada um pouquinho para a gente poder conquistar a vitória e pressionar o Sport dentro de casa.
Repórter: Qual lição tirar do jogo do Guarani para o restante da temporada?
Igor Henrique: “Que a gente não possa mais repetir a atuação que a gente fez, de jeito nenhum. Foi muito abaixo. Então a gente não pode tirar isso mais. Não pode fazer esse tipo de jogo bastante abaixo. Buscar a vitória, trabalhar, a gente não pode parar de competir. Então acredito que no próximo jogo a gente vai competir bastante.
Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro / Esportes / Vila Nova Futebol Clube / Esportes / Vila Nova Futebol Clube