O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu inscrições para duas seleções: o Vestibular Enem e Vestibular IFG, que ofertam um total de 1.455 vagas e que possuem regras diferentes para o ingresso nos cursos de graduação.
Pelo Vestibular Enem há vagas para 49 cursos em 14 câmpus e pelo Vestibular IFG as vagas são distribuídas em 16 cursos em 10 câmpus. A novidade para as seleções é a abertura de quatro novos cursos: Licenciatura em Ciências Biológicas (Águas Lindas), Bacharelado em Agronomia (Cidade de Goiás), Bacharelado em Engenharia de Produção (Senador Canedo) e Bacharelado em Engenharia Elétrica (Valparaíso).
Vestibular Enem 2019/1
Para o Vestibular Enem 2019/1, as inscrições podem ser feitas no período de 6 de setembro a 25 de novembro. Não há aplicação de prova nesta seleção, exceto para o curso de Licenciatura em Música no Câmpus Goiânia, que prevê a realização do teste de habilidade específica em Música.
Para os demais cursos, os candidatos deverão realizar a inscrição, gratuita, somente via internet, no endereço eletrônico http://www.ifg.edu.br/selecao.
Para se inscrever, o candidato deve preencher o requerimento de inscrição, conforme instruções contidas na página de inscrição, e o Questionário Socioeconômico na página de inscrição. No preenchimento da inscrição o candidato não poderá informar CPF de terceiro, pois é por meio deste que será realizada a consulta ao banco de dados do Ministério da Educação (MEC) para validação e conhecimento das notas do ENEM.
O candidato também deverá informar qual ano do ENEM deseja utilizar para pontuar, escolhendo entre os anos: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018. Também é necessário que, no ato da inscrição, o candidato opte por participar do Vestibular Enem pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas (Lei 12.711/2012).
Cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição e é imprescindível que o candidato preencha todos os campos do requerimento de inscrição com seus próprios dados. O candidato terá a possibilidade de corrigir os dados informados no ato da inscrição, conforme prazo estabelecido no cronograma constante no item 1. Todas as informações da seleção estão contidas no edital do Vestibular Enem 2019/1 e os candidatos deverão a leitura do documento.
Câmpus e Cursos
Confira o edital e inscreva-se: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/vestibular-enem
Vestibular IFG 2019/1
Já para o Vestibular IFG 2019/1 o período de inscrições é de 6 de setembro a 28 de outubro. Para essa seleção há aplicação de prova objetiva, prova de redação e teste de verificação de habilidade específica em Música (somente para os candidatos do curso superior de Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia), todas eliminatórias e classificatórias. O valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00 (dez reais).
As inscrições também devem ser efetuadas pela internet. Depois disso, o candidato deve gerar e imprimir o boleto bancário, pagar a taxa de inscrição no período estabelecido no cronograma. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por participar do Processo Seletivo pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagar (Lei 12.711/2012).
Assim como no Vestibular Enem, o candidato só poderá realizar uma inscrição, e é imprescindível que o candidato preencha todos os campos do requerimento da inscrição com seus próprios dados. O candidato terá a possibilidade de corrigir os dados informados no ato da inscrição, conforme prazo estabelecido no cronograma, constante do Item 1, inclusive o curso pretendido.
Isenção de taxa
O IFG concede isenção da taxa de inscrição do Vestibular IFG 2019/1 a candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas do país. Em atendimento à Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, também será concedida isenção aos candidatos bolsistas integrais em escolas da rede privada de ensino que possuam e comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O candidato interessado em solicitar a isenção da taxa de inscrição deve seguir as orientações que estão no item 8 do edital, devendo formalizar a solicitação até 11 de outubro e aguardar a análise sobre deferimento ou não.
Câmpus e Cursos