O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou a 25ª captação do ano, nesta sexta-feira (25), no Centro Cirúrgico da unidade. Com isso, o hospital alcança a marca de 81 órgãos doados só no ano de 2023.
Foram captados quatro órgãos: dois rins e duas córneas. Ambos os órgãos serão distribuídos pela Central de Transplantes do estado, entre as unidades aptas realização de transplantes na capital goiana. O Hugol é referência no processo de doação de órgãos, em Goiás.
De acordo com Lucijane Martins, Supervisora da Organização de Procura de Órgãos (OPO/Hugol), esse é um número expressivo, que demonstra o fortalecimento das ações e o comprometimento dos profissionais do Hugol. “O maior desafio hoje é conscientizar as famílias sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, bem como desmistificar o processo de doação e captação, por isso uma equipe focada no acolhimento e esclarecimento de todas as etapas do processo é essencial”, explicou.
Vale lembrar ainda que um doador de múltiplos órgãos doados pode salvar até oito vidas. Daí a importância de comunicar a família ainda em vida, sobre o desejo de ser um doador. “Temos uma grande fila de pessoas esperando por um transplante. Por isso, deixo aqui um incentivo para que você seja um doador e salve vidas”, finalizou Lucijane.
Leia também: Hugol comunica estado crítico no estoque do Banco de Sangue e pede doação