Desde a inauguração do Hospital Municipal de Aparecida, em dezembro do ano passado, foi estipulado um cronograma de funcionamento da unidade. A primeira etapa previa o acesso da população ao atendimento ambulatorial de clínica médica e cirúrgica.
Nesta semana, conforme cronograma entra em funcionamento 60 leitos de enfermaria clínica, 20 leitos de UTI adulta, 20 leitos de urgência, duas salas cirúrgicas, laboratório clínico, radiologia, ultrassonografia, endoscopia e exames de diagnóstico.
A Prefeitura estipula que até julho, mais 30 leitos de clínica médica, 30 de pediatria e 10 de UTI pediátrica estarão prontos para receber pacientes. E até dezembro todos os serviços estarão disponíveis. O Hospital Municipal de Aparecida tem 230 leitos, sendo 30 UTI´s, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos. A unidade abrigará os primeiros leitos de internação pediátrica da cidade, evitando assim o deslocamento intermunicipal de quem precisa do serviço. A expectativa é de que com o funcionamento do Hospital as filas de espera de cirurgia no município sejam reduzidas, bem como o tempo de espera para liberação de vaga de UTI.
No local, serão realizados cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames, todos os meses. Serão oferecidas ainda cirurgia geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.