Categorias: Cidades

Hospital Albert Einstein faz parceria com hospital de Goiânia para atender demandas de alta complexidade

A diretoria do Hospital Israelita Albert Einstein estará em Goiânia nesta quinta-feira (25) às 19h, no auditório Lago Azul do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. A visita à capital tem a finalidade de uma consultoria ao Hospital Órion, que irá se tornar o primeiro hospital de categoria Premium de Goiânia, que está sendo preparado para atender a demandas de alta complexidade.

Os diretores apresentarão aos convidados como funcionará a parceria e alguns dados sobre o estudo, que mostra as doenças ou problemas que mais levam as pessoas óbito em Goiânia. Doenças do aparelho circulatório estão no topo do ranking, com 25% das mortes; em segundo lugar estão as neoplasias (tumores cancerígenos), com 19,1%. Chama atenção a terceira causa de óbitos, as mortes por fatore externos, ligadas a agressões (principalmente por armas de fogo e por acidentes de trânsito (especialmente aqueles envolvendo motocicletas). Elas respondem por 15,9% dos óbitos em Goiânia e chamam atenção, por estarem bem acima dos índices das capitais do Rio de Janeiro (8,4%) e São Paulo (8,7%).

As complicações em decorrência de agressões estão entre as situações que mais demandam atendimentos de alta complexidade, mas apenas 37% dos hospitais da capital possuem estrutura para este tipo de demanda.

Sobrecarga dos hospitais

A sobrecarga dos sistemas público e privado de saúde na capital ocorre mesmo com a cidade tendo uma oferta de leitos hospitalares acima do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme o estudo diz, Goiânia possui cinco leitos para cada mil habitantes, a OMS recomenda entre 3 ou 5 leitos.

“Dados desse estudo revelam que o raio de extensão para a atratividade por serviços de saúde em Goiânia chega até o Estado do Acre.Entre a demanda que vem de fora do Estado, pacientes que vindos do sul da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Maranhão são os que mais buscam atendimento na capital goiana”, revela o responsável pela Área de Expansão e Novos Projetos do Hospital Albert Einstein, Fábio Gonçalves.

Outro fator que, combinado com o alto poder atratividade de Goiânia, influencia diretamente na sobrecarga do atendimento à saúde: deficiência na gestão hospitalar e a falta de qualificação dos recursos humanos especialmente no que se refere a atualização de protocolos médicos.

Hospital Órion Business

O Hospital Órion ficará dentro do Órion Business e Health Complex, na Avenida Portugal esquina com Avenida Mutirão.

Leia Mais:

Marcley Matos

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024