Hospitais da rede particular de Goiás solicitaram à Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) o empréstimo de medicamentos para intubação de pacientes com covid-19.
O cenário de escassez de insumos já foi revelado por trabalhadores da rede privada ao Diário de Goiás. Nesta terça-feira (23), o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino revelou que algumas unidades fizeram a solicitação nesta semana.
“Ontem (segunda-feira, 22) recebemos um pedido oficial de parte dos hospitais particulares para empréstimo de alguns medicamentos”, contou.
Na rede pública estadual, relata Alexandrino, o estoque ainda está sob controle. Porém, já há sinais de que a demanda vai sobrepujar a oferta. “Nos hospitais estaduais não temos nenhuma falta, mas sentimos a dificuldade de aquisição. A gente pede determinado quantitativo, às vezes vem metade, se promete para entregar no dia seguinte e entrega-se dois dias depois”, revela.
Já nos municípios, o cenário também é de alerta, conforme o secretário. “Temos notícia que, no interior do estado, alguns municípios estão com dificuldade de aquisição propriamente dita”.
A alta de internações aumentou a procura por medicamentos e também a demanda por oxigênio. Medicamentos e demais insumos já começam a faltar em vários estados brasileiros. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá uma reunião para tentar evitar a escassez dos remédios necessários para o ‘kit intubação’.
Leia mais sobre: colapso da saúde / Coronavírus em Goiás / Cidades / Destaque 2