12 de agosto de 2024
Cidades

Hemocentro realiza campanha para doação de sangue na Praça Universitária

A unidade móvel do Hemocentro de Goiás está nesta quarta-feira (19), das 8 às 16 horas, em frente a Faculdade de Farmácia da Praça Universitária, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, para receber doações de sangue da comunidade.

A iniciativa faz parte de uma parceria do Hemocentro com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Superintendência da Juventude de Goiânia.

O diretor administrativo do Hemocentro, Arione de Paula, afirma que esta é uma boa oportunidade para atrair novos doadores, principalmente de jovens universitários. “Precisamos destas doações devido aos feriados prolongados do mês de abril, momentos em que há uma menor procura para doações e o aumento da demanda por sangue”, afirma.

Requisitos

Podem doar sangue pessoas saudáveis e com idade entre 16 e 69 anos. Os doadores devem pesar acima de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Uma bolsa de sangue contém de 400 a 450 ml de sangue.

Além de tomar um café da manhã ou lanche da tarde reforçado, o doador também recebe um atestado de comparecimento, já que uma vez por ano a falta no trabalho para este fim é garantida por lei. Mas, acima de tudo, a principal recompensa é sair do Hemocentro com a certeza de ajudar a salvar vidas.

É preciso

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização);

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Intervalos para doação

• Homens – 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses)

• Mulheres – 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses)


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários