O Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, será desmontado até quinta-feira (22). O processo de desmobilização já ocorre há alguns dias e a desmontagem completa da estrutura deve terminar nesta semana.
A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). É no dia 22 de outubro que termina o acordo de cooperação técnica da pasta com o Ministério da Saúde. Inicialmente, a cessão da estrutura, construída pelo governo federal, ia até 22 de setembro, mas foi estendida para este mês.
A SES-GO informou que havia pedido ao Ministério da Saúde a manutenção do HCamp até o fim do ano, mas a pasta permitiu a extensão apenas por mais 30 dias. Por sua vez, o MS informou que o acordo, firmado em 22 de maio, tinha prazo determinado de até 120 dias – podendo ser prorrogado por meio de aditivo solicitado pelo governo local ao ministério mediante ofício. A pasta alega que “não recebeu tal notificação do governo de Goiás”.
O HCamp de Águas Lindas já não tem mais nenhum leito ativo. A unidade foi inaugurada em junho e teve 120 leitos clínicos e 40 de UTI. Recentemente, como em quase todos os hospitais, as taxas de internação vinham caindo.
O mapa de leitos da SES-GO já não mostra mais nenhum leito para a unidade. A pasta confirmou que todos os pacientes que estavam no local receberam alta ou foram transferidos. Desde que se iniciou o processo de desmobilização, novos pacientes não são enviados ao HCamp.
Leia mais sobre: Coronavírus em Goiás / Cidades / Destaque 2