Teve inicio no sabado, 1º, um reforço da segurança nos setores Central e Campinas, os agentes da Guarda Civil Metropolitana vão acompanhar os agentes da Prefeitura que fiscalizam as atividades urbanas, principalmente o comércio de ambulantes irregulares e passeios públicos, além de orientar a população que visita a região sobre os cuidados para evitar furtos e roubos, que nesta época aumentam.
De acordo com o comandante do Programa Goiânia+Segura, que atua na região e é responsável pelos trabalhos naquele local, Luiz Paulo, “com a chegada do Natal e Ano Novo, a população vai às compras com um montante muito expressivo, geralmente, com o dinheiro do 13º salário e, pensando na segurança delas, a GCM planejou a estratégia de trabalho para estes meses”.
Ele lembra ainda que o Decreto N° 4.968, de 28 de novembro de 2013, regulamenta a atuação da Guarda Civil Metropolitana no apoio à fiscalização de atividades urbanas, em especial, no comércio ambulante em vias e logradouros públicos e que guardas podem abordar e identificar camelôs e ambulantes estacionados irregularmente em vias e logradouros públicos, além de notificar para a retirada de mercadorias ou quaisquer de objetos ou bens expostos nas vias, calçadas e demais logradouros públicos e, quando for o caso, promover a apreensão de mercadorias, através da lavratura de Auto de Apreensão próprio, com o devido encaminhamento ao Depósito Público Municipal.
O diretor de comunicação da Associação Empresarial da Região da 44, Lauro Naves, reconhece o trabalho da Guarda. “Temos muito a agradecer pelo trabalho desenvolvidos por vocês [GCM] aqui, pois trazem para nós e nossos clientes que vem de todo o país não somente a sensação de segurança, mas a segurança propriamente dita, além de que somos muito bem atendidos em toda a nossa região”, disse.
De acordo com o levantamento estatístico da corporação, desde o início do ano até ontem, foram registrados 1.832 apoios diversos à população, 317 abordagens, 168 patrulhamentos preventivos, onze apreensões de mercadorias, quatro carros recuperados, além de 471 apoios à fiscalização municipal.
Para a visitante de Belém do Pará, Ana Lúcia Dias, “é muito bom ver a prefeitura se preocupando com a nossa segurança, pois muitas pessoas que vem aqui trazem muito dinheiro e viram alvos fáceis dos bandidos e é sempre bom ver que os guardas nos orientam”.