14 de novembro de 2024
Juntos • atualizado em 25/11/2022 às 16:51

Grupo do PSC fica no partido após incorporação ao Podemos

Luiz do Carmo, Glaustin da Fokus e Henrique César não têm intenção de trocar de legenda
Integrantes de Podemos e PSC anunciam a incorporação, com Glaustin da Fokus ao centro da imagem (Foto: Divulgação/Podemos)
Integrantes de Podemos e PSC anunciam a incorporação, com Glaustin da Fokus ao centro da imagem (Foto: Divulgação/Podemos)

Os três principais políticos do PSC em Goiás, o senador Luiz do Carmo, o deputado federal Glaustin da Fokus e o deputado estadual Henrique César, decidiram que vão permanecer no partido após a incorporação da sigla ao Podemos.

A informação foi confirmada por Henrique César ao Diário de Goiás. Quando ocorre uma incorporação ao fusão, os parlamentares podem trocar de legenda sem risco de perder mandato, mas esse não será o caso do trio. O partido permanecerá com o nome Podemos, e adotará o número 20, do PSC.

Vice-presidente nacional do Podemos, o goiano Eduardo Machado havia dito que seria “natural” Glaustin da Fokus assumir como presidente do diretório goiano. Porém, o comando deve ficar com Eurípedes do Carmo, que preside o PSC em Goiás e é irmão de Luiz do Carmo, cotado para disputar a Prefeitura de Goiânia em 2024.

No estado, as duas legendas fazem parte da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o processo de incorporação tende a ocorrer sem maiores problemas locais. O que dificulta é a possibilidade de federação, discutida a nível nacional, junto com PSDB e Cidadania.

Vale lembrar que o PSC não conseguiu atingir a cláusula de barreira nas últimas eleições e, se não houvesse fusão ou incorporação com outro partido, perderia acesso ao fundo partidário, ao tempo de propaganda na TV e no rádio, à presença em debates e à estrutura de liderança no Congresso Nacional.


Leia mais sobre: / / / / Política