A greve dos trabalhadores aeroportuários na Argentina está causando transtornos aos viajantes. Somente nesta quarta-feira (28), foram 331 voos cancelados, conforme a companhia aérea Aerolíneas Argentina, o que impactou cerca de 24 mil passageiros, entre eles, brasileiros.
Os voos da Latam e da Gol que partiriam do Brasil com destino à Argentina foram cancelados, no entanto, de acordo com a companhias aéreas, os clientes poderão remarcar para outras datas sem custos adicionais. De acordo com a Gol, a paralisação dos trabalhadores argentinos afeta os aeroportos de Buenos Aires, Córdoba e Rosário, que receberiam voos da empresa hoje.
A Latam justificou que os cancelamentos foram necessários, visto que os trabalhadores em greve são os responsáveis pelas transferências de passageiros e bagagens. A companhia destacou, ainda, que as passagens podem ser remarcadas com prazo de até um ano, ou, os clientes podem optar pelo reembolso do valor do bilhete.
Os trabalhadores da empresa argentina Intercargo, responsáveis pela infraestrutura de aeroportos, e da companhia aérea Aerolíneas Argentina, solicitam reajustes de salários. Conforme a Associação do Pessoal Aeronáutico (APA), que representa uma das categorias em greve, as empresas ofereceram um reajuste de 12%, enquanto a defasagem salarial estaria em cerca de 70%.
Com informações da Agência Brasil