23 de dezembro de 2024
Goiânia

Grávidas e puérperas que tomaram 1ª dose da AstraZeneca receberão reforço da Pfizer ou CoronaVac em Goiânia

Grávidas e puérperas poderão receber reforço de outro laboratório. (Foto: Jucimar de Sousa/Prefeitura de Goiânia)
Grávidas e puérperas poderão receber reforço de outro laboratório. (Foto: Jucimar de Sousa/Prefeitura de Goiânia)

As vacina da Pfizer e a CoronaVac serão aplicadas em gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca em Goiânia. A vacinação desse público com o imunizante de Oxford está suspenso por determinação da Anvisa desde maio.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) autorizou a intercambialidade de vacinas, garantindo a imunização completa dessas mulheres. De acordo com a pasta, “gestantes e puérperas podem optar por tomar a segunda dose, após o intervalo de 12 semanas, preferencialmente com a vacina da Pfizer”.

A SES-GO recomendou que, nos locais onde o imunizante da Pfizer não for disponibilizado, o reforço pode ser feito com a CoronaVac.

Vacinação em primeira dose está suspensa nesta sexta

Ainda na nota, a pasta informa que as gestantes e puérperas, incluindo as sem fatores de risco adicionais, que já tenham recebido a primeira dose da CoronaCac ou Pfizer deverão completar o esquema com a mesma vacina nos intervalos habituais.

Caso as mulheres desse grupo optem, podem esperar o fim do período de gestação e do puerpério para tomar a segunda dose também da AstraZeneca.

Em Goiânia, o atendimento a gestantes e puérperas será a partir desta sexta-feira (16) no Ciams Dr. Domingos Viggiano (antigo Ciams Jardim América), das 8h às 17h, sem agendamento, e a gestante precisa levar a prescrição médica e um comprovante da gestação.


Leia mais sobre: / Goiânia