01 de janeiro de 2025
Cidades

Governo pede colaboração de pais em vacinação contra o HPV

Será iniciada nesta terça-feira (3), a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a oferta da vacina será ampliada para as meninas de 9 a 11 anos de idade e será disponibilizada em unidades básicas de saúde, escolas e centros de referência. A meta é imunizar 155 mil mulheres.

“É uma campanha de vacinação para meninas entre 9 e 11 anos de idade, extremamente importante. Pedimos a colaboração dos pais, de toda sociedade para que a gente possa imunizar estas crianças e com isso reduzir a incidência do Herpes Vírus que é uma das causas de câncer de útero na mulher adulta”, explica o secretário de Saúde, Leonardo Vilela.

As portadoras de HIV, que estão na faixa etária dos 9 aos 26 anos, também podem procurar os postos de vacinação.

A vacinação das adolescentes ocorrerá sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. Na vacinação em escolas, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação, orienta-se que assine e encaminhe à escola o “Termo de recusa de vacinação contra HPV”.

“A campanha é para que haja a procura nos postos de vacinação. Para isso vamos contar com a Secretaria de Educação, envolvendo professores toda a estrutura da Secretaria para que tenhamos a maior abrangência possível destas crianças nesta faixa etária de idade”, destaca o secretário de Saúde.

Calendário de Vacina

A vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação, em primeiro março de 2014 para meninas de 11 a 13 anos de idade com primeira dose, e em 1º de setembro de 2014, foi ofertada a segunda dose. Goiás alcançou cobertura vacinal na primeira dose de 104 % e 50 % na segunda dose.

A campanha será lançada as 8h desta terça-feira (3) na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no Parque Santa Cruz, em Goiânia.


Leia mais sobre: Cidades