Publicidade
Categorias: Notícias do Estado
| Em 6 anos atrás

“Governo não reconhece a importância do Sudoeste goiano”, afirma Daniel

Compartilhar

Na primeira agenda pelo interior de Goiás, que começou no Sudoeste goiano, os candidatos da coligação Novas Ideias, Novo Goiás (MDB, PP, PRB e PHS) ouviram muitas reclamações sobre a ausência de investimentos do governo do Estado nas mais diversas áreas. Em Mineiros, onde participou de um comício na noite de sexta-feira (17), o candidato a governador Daniel Vilela afirmou que, se eleito, vai acabar com os atrasos nos repasses constitucionais do Estado para os municípios, como ocorre hoje.

“O governo não cumpre sequer suas obrigações, sobrecarregando os municípios que, por sua vez, têm dificuldade de arrecadar. Depois ainda prometem programas de obras que nunca chegam”, criticou Daniel em seu discurso. “É a agroindústria, muito forte no Sudoeste, que tem segurado a economia do nosso Estado. Mas o governo não tem retribuído na mesma medida, proporcionando os investimentos básicos para impulsionar o desenvolvimento dos municípios”, afirmou.

Publicidade

Antes da fala de Daniel, o prefeito de Mineiros, Agenor Rezende (MDB), afirmou que se o governo não atrasasse os repasses para a saúde e fizesses investimentos em áreas como a segurança, a prefeitura teria folga de caixa para ampliar os gastos com obras de infraestrutura. “Poderíamos concluir o asfalto de todos os bairros que ainda não contam com pavimentação com recursos próprios”, afirmou.

A Prefeitura de Mineiros também paga hora extra para policiais militares reforçarem a segurança e investiu recursos próprios para reforma de um presídio, área que é atribuição do Estado. O governo de Goiás atrasou em quase um ano, ao longo de 2017, a sua contrapartida no repasse de diversos programas de saúde para os municípios, chegando a dever mais de R$ 100 milhões e deixando milhares de pessoas sem atendimento adequado.

Publicidade

Daniel também se comprometeu, caso eleito governador, a reforçar a luta junto ao governo federal para tirar do papel a duplicação da BR-364, que liga Jataí ao Mato Grosso e é um dos mais importantes corredores para escoamento da produção agrícola de Goiás. “Já fomos ao Ministério dos Transportes e o ministro nos garantiu que o projeto será colocado no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), o que já garante uma prioridade para a obra. Mas se o governo do Estado desse a devida atenção e entrasse pra valer nisto, a duplicação poderia já estar saindo do papel”, lamentou Daniel.

Publicidade

A agenda em Mineiros começou no fim da tarde com uma carreata no município. Além de Daniel, estavam presentes os demais membros da chapa majoritária: o candidato a vice, deputado federal Heuler Cruvinel (PP), e os candidatos ao Senado, Vanderlan Cardoso (PP) e Agenor Mariano (MDB). Além deles, participaram os candidatos a deputado federal Edwal Tchequinho e Wdineia Oliveira, ambos do MDB. O comício em Mineiros marcou o lançamento da candidata a deputada estadual de Rosângela Rezende (MDB), ex-secretária de Saúde do município.

Em seus discursos, Vanderlan e Heuler elogiaram o plano de governo de Daniel e disseram que antes de o PP fechar com o emedebista, ouviram os projetos dos demais candidatos: “Escolhemos apoiar Daniel pela consistência das suas propostas. Ele tem uma concepção de governo muito moderna, que pode revolucionar a gestão pública em Goiás, mas ao mesmo tempo muito pé no chão. Tudo que tem sido proposto é possível de ser aplicado e está baseado em exemplos concretos”, disse Vanderlan.

Heuler Cruvinel citou também a relação política com Daniel. “Somos colegas na Câmara dos Deputados e sempre admirei a maturidade política do Daniel, ainda que ele seja jovem. Equilibrado, ele sabe agregar e construir consensos. Tanto que logo no primeiro mandato de deputado federal se tornou uma das vozes mais ouvidas na Câmara”, afirmou.

Rosângela Rezende elogiou a chapa e disse que é um grupo que tem uma grande folha de serviços prestadora para o Estado. Ela lembrou que, em Mineiros, praticamente todos os investimentos em saúde nos últimos sete anos foram conquistas de Daniel, de Heuler e também da ex-deputada Iris de Araújo, por meio de recursos federais. “Sem eles, teríamos muitas dificuldades para oferecer um atendimento de qualidade à nossa população”, afirmou Rosângela.

Agenda

A comitiva liderada por Daniel participa na manhã deste sábado do lançamento da candidatura do ex-jogador de vôlei Dante a deputado federal. O evento acontece em Itumbiara, terra natal do campeão mundial e olímpico de voleibol. Em seguida os membros da coligação Novas Ideias, Novo Goiás seguem, à tarde, para carreatas em Cachoeira Dourada, Gouvelândia e Quirinópolis, onde também será realizado, à noite, comício.

Publicidade