Mais de R$ 5 milhões foram destinados aos municípios para aquisição de medicamentos para o tratamento da dengue e Chikungunya em Goiás. A medida é executada pelo Gabinete de Combate a Arboviroses após cerca de 100 cidades apresentarem alto e médio risco para as doenças, recebendo mais de R$ 270 mil em produtos como soros, dipirona sódica e sais para hidratação.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Rassível dos Reis, o investimento “trata-se de um reforço do Estado, definido no âmbito do gabinete, pois alguns municípios têm dificuldades para encontrar fornecedores em tempo hábil, e o momento exige apoio com rapidez e eficiência”. Além disso, foram enviados repelentes para prevenir contra mosquito da dengue, equipamentos de proteção individuais, materiais impressos informativos e educativos, cartões para controle dos casos.
O reforço tem chegado cada vez mais rápidos, como por exemplo os soros que estão com estoques baixos por dificuldades na aquisição. A gerente das 18 Regionais de Saúde do Estado, Simone Camilo, explica que as entregas dos medicamentos para tratamento da dengue têm que ser rápidas. “Para isso, criamos um fluxo de entrega em que todo o material que chega é distribuído logo, se possível, no mesmo dia”, diz.
O coordenador de Administração de Estoques, Victor Paulo Faria Santos, afirma que as demandas de outros produtos são atendidas em fluxos mensais e de forma planejada, em parceria com a Gerência de Apoio Administrativo e Logístico (Geaal), envolvendo insumos e medicamentos não só para dengue, mas também de outros programas – tuberculose e saúde da mulher, por exemplo.