14 de novembro de 2024
Cidades

Governo finaliza compra do Hospital do Servidor com o Ipasgo

Hospital do Servidor foi vendido ao estado. (Foto: SES-GO)
Hospital do Servidor foi vendido ao estado. (Foto: SES-GO)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) finalizou na última quinta-feira (30) a compra do Hospital do Servidor. A unidade, que seria exclusiva para contribuintes do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), funcionou como hospital de campanha para pacientes com covid-19 desde a inauguração e agora será reformulada.

Pela estrutura, o governo estadual pagou R$ 128,8 milhões. De acordo com a SES-GO, o valor foi pago na íntegra.

Já sem pacientes com o coronavírus internados, o antigo HCamp se tornará Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). Segundo a SES-GO, a unidade passará a atender nos próximos dias.

A estrutura contará com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 58 gerais, para casos que precisam de internação em enfermaria. Gradativamente, esse número será expandido. O local terá, também, ambulatório de especialidades médicas como cardiologia, pneumologia, neurologia, alergologia, entre outras.

No local também serão oferecidos broncoscopia, endoscopia, raio X, ultrassonografia, ecocardiografia, eletrocardiografia, entre outros. O local vai abrigar a estrutura e equipe do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento, que será dividido e ficará com o atendimento de ginecologia e obstetrícia, como referência para o atendimento da mulher e do recém-nascido.

“É para ser o top da medicina. Criança em Goiás que tem má-formação congênita, doenças cardiológicas graves não vai mais para São Paulo, vai para Goiânia para ter cirurgia de padrão internacional”, destaca o governador Ronaldo Caiado.

A lei que autorizou o Ipasgo a vender a unidade foi aprovada, em votação definitiva, pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no final do ano passado e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado. Segundo o documento, de 15 de dezembro de 2021, ficou autorizado “alienar para o Estado de Goiás, na modalidade venda ou permuta, o Hospital do Servidor Público”. A venda foi condicionada à autorização expressa do Conselho Deliberativo do Instituto, que também definiu o valor do trâmite e as condições para o recebimento do imóvel.


Leia mais sobre: / / Cidades