Visando diminuir para três meses o prazo final para contratação de novos servidores públicos, o governo federal tem estudado a ideia, que já vem sendo debatida no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) durante a preparação do concurso nacional unificado. O concurso oferecerá 6.640 vagas em 21 órgãos. Atualmente, o prazo para que os servidores assumam os cargos após a aprovação é na média de um ano.
Segundo o secretário do MGI, José Celso Cardoso Jr., o objetivo é reduzir o prazo caso o novo modelo de seleção unificada se torne regra, uma vez que os aprovados poderão formar um banco prévio de dados de cidadãos capacitados para trabalhar no governo federal.
Concurso nacional unificado
O concurso nacional unificado será realizado já no início de 2024, com provas previstas para fevereiro ou março e o edital deve ser publicado no dia 20 de dezembro. Após a divulgação dos resultados, cada órgão poderá montar seu próprio cronograma de convocação para a posse dos novos servidores públicos e cursos de formação.
As normas gerais estarão no edital e, entre as informações, constará onde o candidato a servidor público irá trabalhar e orientações para escolha da vaga. Há previsão de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Acontecerão duas provas no mesmo dia, sendo a primeira objetiva sobre conhecimentos gerais e a segunda de questões específicas dissertativas. Os resultados devem ser divulgados até o final de abril.
Confira o calendário do concurso nacional unificado: