O Governo de Goiás prorrogou o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Agora, os contribuintes terão um fôlego até setembro para quitar a contribuição. A medida foi publicada nesta segunda-feira (15/03) em suplemento extra do Diário Oficial do Estado.
A ação faz parte do pacote de medidas econômicas que o governador Ronaldo Caiado anunciou no Palácio das Esmeraldas na manhã desta terça-feira (16/03) como parte de ações para dar fôlego aos goianienses e pequenas e médias empresas frente à novas medidas restritivas adotadas pelas prefeituras de Goiânia e região metropolitana, além de municípios em situação de calamidade.
LEIA TAMBÉM: Para evitar o “colapso completo”, o momento é “de solidariedade”, afirma Caiado
Os novos prazos para quitar o imposto variam de acordo com o número final da placa do veículo. O pagamento da terceira parcela ou parcela única foi transferido para 5 de agosto para os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4 e 5. Antes, esse grupo tinha vencimentos entre março e julho. Os mais beneficiados foram aqueles contribuintes que teriam de pagar a cota única neste mês de março, já que ganharam mais tempo para se organizarem financeiramente.
NÃO DEIXE DE LER: Governo de Goiás divulga decreto que estabelece revezamento do comércio a cada 14 dias
Os motoristas que optaram pelo parcelamento também terão o benefício. A primeira parcela para as placas finais 4 e 5 foi prorrogada para 7 de junho. Anteriormente o vencimento estava programado para abril e maio. Já a segunda parcela para o grupo de final 3, 4 e 5 foi prorrogada para 6 de julho. No calendário anterior, elas estavam agendadas para abril, maio e junho, respectivamente.
O anúncio das medidas acontece um dia após um grupo de empresários, convocados pela Frente Conservadora de Goiânia, irem às ruas protestarem contra as restrições. Nesta segunda-feira (15/03) eles amanheceram no Paço Municipal e, na sequência, bloquearam o trânsito da BR153 por toda a tarde, provocando um congestionamento que passava dos 10km. A situação foi normalizada apenas as 17h30. Eles pediam a revogação total dos decretos de restrições que estão em atividade.
Ainda ontem (15/03), em Goiânia, a vereadora Aava Santiago (PSDB) propôs ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que seja anunciado novo calendário para pagamento do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade de Goiânia. A proposta pede que o novo prazo seja estendido para o dia 30 de agosto, sem prejuízos, juros ou multas para o contribuinte.
Leia mais sobre: Goiás / Governo de Goiás / ipva / Ronaldo Caiado / Cidades / Destaque 2