Publicidade

Governo de Goiás lança 20 novos editais da Lei Aldir Blanc com investimento de R$ 40 milhões

O artista pirenopolino Sergio Pompeo foi um dos contemplados pelos editais da Aldir Blanc em 2020, e doou uma obra de sua autoria à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Pirenópolis.

O artista pirenopolino Sergio Pompeo foi um dos contemplados pelos editais da Aldir Blanc em 2020, e doou uma obra de sua autoria à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Pirenópolis. Foto: Secult Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou 20 novos editais da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir da próxima terça-feira (27) e podem ser realizadas pela plataforma Mapa Goiano.

Os recursos, que somam quase R$ 40 milhões, irão abranger cerca de 2,5 mil projetos do segmento. O chamamento para o certame foi elaborado pela Secult após reuniões com representantes do setor e realização de consultas públicas, que buscaram atender aos mais variados segmentos da cultura goiana.

Publicidade

Entre as áreas contempladas estão projetos de artes visuais, artesanato, audiovisual, arte feminina, pontos de cultura, circo, cultura popular, cultura kalunga e quilombola, crianças e adolescentes, dança, fomento à bibliotecas comunitárias e museus, festivais, direitos humanos, hip hop, letras, teatro e música, além de propostas focadas nas tradições, no saber goiano.

Publicidade

A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural foi criada pelo governo federal com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, bem como os espaços culturais brasileiros, no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19. Em 2020, foram lançados em Goiás, pela Secult, três editais da lei, que beneficiaram mais de 1.530 projetos em todo o Estado. A maioria deles já está em execução.

Publicidade
Redação / Diário de Goiás: