O Governo de Goiás firmou parceria com a Universidade Tsinghua, em Pequim, capital da China, na segunda-feira (13). Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento para cooperação em pesquisas nas áreas de mudanças climáticas e tecnologias inovadoras em energia. A expectativa é que os estudos sejam conduzidos de forma integrada entre a instituição asiática e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).
A Universidade Tsinghua é considerada a melhor do país e a 12ª do mundo pelo ranking Times Higher Education. A parceria foi firmada durante a visita do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a China, que afirmou que o encontro foi uma aula.
“Foi uma verdadeira aula que tivemos. É impressionante a dedicação e como se leva adiante a pesquisa aqui, com todo apoio do governo. É o início de uma grande parceria”, diz.
Segundo o professor e pesquisador chinês Dehua Liu, esse é apenas o início e que esperam botar em prática a colaboração. “Queremos que nosso trabalho não se limite apenas à Universidade Estadual de Goiás [UEG], mas que possa ser ampliado”, afirmou.
O reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel, também esteve presente no encontro, mas por videoconferência, e afirmou que a parceria trará grandes frutos. “A universidade irá dar continuidade e, em breve lapso temporal, fazer com que a inovação e o conhecimento possam ser difundidos em Goiás. Estamos abertos também para levar da UEG à China o conhecimento que temos”, disse.