22 de novembro de 2024
Goiânia

Governo de Goiás ativa 55 leitos pediátricos com presença do ministro da saúde nesta sexta-feira (12)

Foto: divulgação
Foto: divulgação

{nomultithumb}

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) recebe nesta sexta-feira (12), às 8h30, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para visita e inauguração de novos leitos destinados ao atendimento infantil. O
governador Ronaldo Caiado e o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, estarão presentes. O ministro também fará o anúncio de recursos para a saúde estadual, que será destinada para a média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar (MAC), e participará do lançamento do novo serviço aeromédico estadual.

A ativação dos leitos faz parte das medidas  emergenciais adotadas pelo atual governo estadual para desafogar o Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do  Nascimento (HMI), unidade que vem sofrendo uma crise no atendimento. A partir dessa data, o Hugol passa a receber pacientes via regulação  estadual, com perfil de média e alta complexidade, que tiveram o  primeiro atendimento no HMI.

No Hugol serão inaugurados 45 leitos de enfermaria pediátrica e 10 de UTI pediátrica, que servirão como retaguarda para pacientes do Materno Infantil, referência para a urgência e emergência pediátrica no Estado de Goiás.

“O Hugol servirá de retaguarda ao Materno  Infantil, funcionando como uma extensão, do ponto de vista operacional,  do atendimento pediátrico deste hospital”, afirma Ismael Alexandrino. O  titular da SES-GO explica ainda que os leitos ativados no Hospital da  região Noroeste de Goiânia são metade da capacidade instalada do HMI.  “Isso vai colaborar para desafogar o atendimento naquela unidade, que  sofre com tanta demanda”, destaca Alexandrino.

Para essa ativação, a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), responsável pela gestão do Hugol, viabilizou em caráter de  urgência a contratação de profissionais, dentre enfermeiros, técnicos em  enfermagem, médicos, advindos de bancos de processos seletivos de  unidades estaduais, bem como empreendeu a disponibilização de insumos,  dentre materiais e medicamentos e equipamentos hospitalares.

Segundo o Diretor Geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol, a ativação  desses leitos, em tempo recorde, tem como foco melhorar a oferta de  atendimento pediátrico humanizado para os usuários do Sistema Único de  Saúde (SUS) em Goiânia, especialidade que possui uma alta demanda,  principalmente a assistência às urgências traumatológicas e clínicas.

 

Serviço aeromédico

No mesmo dia, às 16 horas, o ministro Luiz Henrique Mandetta participará do lançamento do serviço aeromédico da Secretaria de Saúde de Goiás em parceria com o Corpo de Bombeiros de Goiás. O governador Ronaldo Caiado, o secretário Ismael Alexandrino e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus, assinarão o contrato que define a criação do novo serviço de urgência e emergência de longa distância, reestruturando o serviço aeromédico estadual. A cerimônia ocorrerá no hangar do Governo de Goiás, no Aeroporto Santa Genoveva.

No valor de R$ 3,9 milhões por quatro anos, o contrato prevê um helicóptero A119MKII e um bimotor Sêneca 3 equipados com monitor paramétrico, respirador, oxímetro, aspiradores, bombas de infusão, equipamentos de ultrassom portátil e aspiradores elétricos, entre outros. A equipe de socorro terá 35 profissionais, entre copilotos, médicos, enfermeiros, maqueiros.

No contrato está previsto ainda a ampliação do programa Combate ao Aedes, transporte de órgãos para transplantes e treinamentos a serem realizados pelo Corpo de Bombeiros. O serviço aeromédico será regulado pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, por meio dos médicos do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) da SES-GO e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Está prevista uma economia de 50% em relação aos gastos anteriores.

 

Leia Mais

Saúde lança edital para mudar Organizações Sociais de hospitais estaduais

Saúde do Governo de Goiás promete aumentar leitos pediátricos e UTI’s neonatais

Vem aí concurso para médicos, enfermeiros e administrativos para a saúde de Goiânia


Leia mais sobre: / / / / / / Goiânia