A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aprovou a Lei nº 22.339, que institui a ‘Campanha de Conscientização sobre as Doenças Ocultas’. De autoria do Deputado Estadual Fred Rodrigues (Democracia Cristã) e sancionada pelo Governador Ronaldo Caiado (UB), o projeto institui, em Goiás, o apoio para indivíduos que enfrentam essas condições.
O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população para auxiliar portadores de doenças ocultas em ambientes coletivos para desfrutarem de atenção e tratamento específico. Também será uma forma de levar conhecimento para pessoas que possuem doenças ocultas ainda não averiguadas.
Com a sanção da lei, as ações de enfrentamento, conscientização, incentivo ao cuidado e promoção do tema objeto poderão ser desenvolvidas. Para isso é prevista a realização de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo.
Inspirado por iniciativas internacionais, o cordão verde, estampado com girassóis, destaca-se como uma maneira discreta e eficaz de reconhecer aqueles que enfrentam impedimentos mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo, como por exemplo, o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas entre outras neurodivergências.
Para ter acesso ao cordão de girassol, o portador de doença oculta ou o seu representante legal, deverá se dirigir até o local designado pelo Poder Executivo para realizar o cadastro e apresentar laudo médico, carteira de identidade e outros documentos.
“Quando uma pessoa com o cordão de girassol for identificada, as equipes de atendimento de aeroportos, estações, supermercados e outros tipos de estabelecimentos que trabalham com grandes públicos, deverão priorizar a assistência a esse cliente e seus acompanhantes”, explica Rodrigues.