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Governo de Goiás amplia emissão do RG Nacional no Estado; conheça os benefícios

Na manhã desta segunda-feira (23) o Governador do Estado, Ronaldo Caiado anunciou a ampliação da emissão do RG Nacional Goiás. O documento funciona como número único de identificação do cidadão e poderá ser emitido nos órgãos de identificação do Estado. Como novidade, a versão digital do RG poderá ser acessada no aplicativo RG Nacional GO, que estará disponível para download gratuitamente a partir de 30 de outubro.

O novo modelo também traz atualizações que facilitarão o controle da segurança pública e trará praticidade para quem for utilizar. O novo RG apresenta um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Além disso, está presente na carteira um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Segundo Webert Leonardo, Superintendente de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás, o novo RG também beneficiará economicamente o Estado. “Se por um lado, ocasiona maior segurança na identificação de pessoas beneficiárias de serviços públicos assistenciais, reduzindo prejuízos ao erário, também reduzirá fraudes nas transações comerciais e contribuirá contribuirá com melhorias na economia do nosso Estado”, afirmou. 

Investimentos

Goiás passa por um processo de integração que busca aprimorar as forças de segurança do estado como a  Polícia Civil, Polícia Militar e também a Superintendência de Identificação Humana se beneficiando no cruzamento de informações. Tanto para uma melhor eficácia nas informações, quanto para a prevenção de crimes cibernéticos, o Governador de Goiás afirma investir em peso. “Eu acho que esse é o Estado de Goiás que nós estamos construindo hoje. Graças a Deus, é um estado onde nós somos hoje o primeiro lugar em segurança pública”, celebrou Caiado em coletiva realizada no Centro Administrativo do Estado.

Nesta segunda-feira (23) o Governador do Estado, Ronaldo Caiado recebeu em mãos o seu RG Nacional Goiás (Diário de Goiás)

Se antecipando, Goiás está há 13 dias da obrigatoriedade da unificação nacional e atualmente está com emissões para todos os 137 postos de atendimento. O investimento para a esfera criminal, prevê com a nova documentação investigações policiais mais ágeis, responsabilizando criminosos, colocando os autores na cadeia com mais assertividade.  O investimento também busca facilitar a identificação de pessoas no IML e inclusive servirá de apoio para a Coordenação de Pessoas Desaparecidas.

O governador destacou que ao assumir a gestão, a segurança do Estado estava defasada, e que desde então vem investindo para que Goiás seja referência em inteligência da informação. “Todos os programas desse sistema de integração que nós temos temos feito, inclusive com essa integração de informações e também o cruzamento de dados com outras áreas, vale a pena investir. Isso aí vai dar o maior diferencial para nós em tudo. E nós não podemos perder isso. Isso é uma meta nossa, do governo, é que Goiás seja esta referência”, afirma o Governador. 

Integração de equipes

O novo RG unificado é fruto de um trabalho que exigiu a integração das bases do Sistema Biométrico do Estado de Goiás com a Receita Federal e o Ministério da Justiça. A desenvolvedora da secretaria de segurança pública Gleice Daiana Vieira, conta que a entrega do serviço precisou de um trabalho minucioso da equipe. 

Ela relatou ao Diário de Goiás, que o trabalho em Goiás é destaque nacional pela agilidade na entrega dos resultados, e que começaram em um pequeno posto, forma expandindo as emissões, e agora o benefício contempla todo o estado. “Acaba sendo um pouco complicado, porque depende do esforço de todos com um único objetivo. Mas graças a Deus a gente conseguiu no final do processo, concluir e entregar antes do prazo”, celebrou a desenvolvedora.

RG Digital, saiba como usar

Após a emissão do documento nos órgãos de identificação, para obter a Carteira de Identidade Nacional digital o cidadão deve baixar em seu celular o app GOV.BR e fazer login no aplicativo inserindo usuário e senha. Na tela inicial, aparecerá o ícone ‘Carteira de documentos’. Basta clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em ‘Adicionar Documento’.

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019

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