O governo da Rússia anunciou que desenvolveu uma vacina contra o câncer, que será distribuída gratuitamente à população em 2025. A informação foi divulgada pela agência estatal de notícias russa no último domingo (15).
O imunizante foi desenvolvido em parceria entre diversos centros de pesquisa. Conforme o diretor geral do Centro de Pesquisa Médica em Radiologia do Ministério da Saúde da Rússia, Andrey Kaprin, a vacina contra o câncer utiliza a mesma tecnologia usada nos imunizantes contra a Covid-19, com abordagem mRNA.
De acordo com a agência de notícias russa, os ensaios pré-clínicos demonstraram que a dose suprime o desenvolvimento de tumores e de potenciais metástases. Conforme o Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo, essa vacina específica é personalizada. “Com base na análise genética do tumor de cada paciente, uma vacina única é criada para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, detalhou.
No momento, o Centro de Pesquisas Médicas trabalha com duas linhas de vacina. A segunda, chamada de Enteromix, foi formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor.
Apesar do anúncio, o governo russo não deu uma estimativa de data para o início da distribuição da vacina contra o câncer e nem quais tipos de câncer poderão ser tratados com o novo imunizante. O país será o primeiro a desenvolver algo do tipo e disponibilizá-lo de forma gratuita à população.
Leia mais sobre: Câncer / Governo da Rússia / Vacina contra câncer / vacina russa / Geral / Saúde