Foi criado pelo governo de Goiás o Subcomitê Estadual do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. O objetivo é padronizar procedimentos, aumentar a transparência e reduzir custos e prazos para abertura de empresas.
De acordo com a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), agora o processo será totalmente informatizado, linear e dentro de um único portal.
O subcomitê é formado por 10 membros, dentre representantes de órgãos e entidades. A coordenação é do presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.
Também integram o colegiado representantes da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil,Secretaria Estadual de Indústria Comércio e Serviços (SIC), Secretaria de Estado da Economia, Secretaria de Estado da Saúde,do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Prefeitura de Goiânia, Federação Goiana de Municípios e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, José Vitti, ” o Estado não pode ser uma pedra no caminho de quem produz. Temos que ser o caminho da facilitação para nossos empreendedores gerarem empregos e renda”, comentou.
O presidente da Juceg comentou a importância da parceria que é cada vez mais fortalecida entre as pastas, desde áreas como infraestrutura, saúde e educação até o desenvolvimento social e a economia.
“Acreditamos que, para que haja mais desenvolvimento, precisamos caminhar de mãos dadas. O contexto atual evidencia a necessidade da implementação de ações voltadas à simplificação e à desburocratização do processo de registro e legalização de empresas em nosso estado. Essas ações do Governo de Goiás vão resultar em melhorias para o usuário, além de impulsionar a economia ao mesmo tempo”, afirma.
Leia mais sobre: Juceg / Destaque 2 / Economia