21 de fevereiro de 2025
Concurso público

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

Medida busca reforçar o combate ao crime organizado, aprimorar a segurança nas fronteiras e intensificar a fiscalização de crimes ambientais
O certame ocorrerá em 2025 e prevê a contratação de mil novos policiais neste ano e mais mil em 2026. Foto: PF.
O certame ocorrerá em 2025 e prevê a contratação de mil novos policiais neste ano e mais mil em 2026. Foto: PF.

Após decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi anunciada, nesta quarta-feira (29), a reposição de 2 mil cargos na Polícia Federal por meio de concurso público. O certame ocorrerá em 2025 e prevê a contratação de mil novos policiais neste ano e mais mil em 2026.

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A medida busca reforçar o combate ao crime organizado, aprimorar a segurança nas fronteiras e intensificar a fiscalização de crimes ambientais.

“Serão 2 mil policiais federais distribuídos por todo o Brasil e que serão muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, destacou Lewandowski. O ministro ressaltou ainda que a reposição dos cargos é uma prioridade da atual gestão.

Segundo a ministra Esther Dweck, os detalhes do concurso serão definidos a partir da publicação da portaria de autorização, prevista para fevereiro de 2025. “Essa autorização é dada agora, mas a entrada efetiva dos novos policiais deve ocorrer a partir do final do ano”, explicou. A organização do certame ficará sob responsabilidade da Polícia Federal.

O diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, também adiantou que haverá oportunidades para diferentes funções dentro da instituição. “Teremos vagas para todos os cargos policiais: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Agora vamos nos sentar com as nossas equipes para definir a quantidade exata para cada cargo e, assim, anunciar os números e valores”, afirmou.


Leia mais sobre: / / / Cidades / concurso público