Brasília – Antes da reunião com a presidente Dilma Rousseff marcada para as 16 horas desta quinta-feira, 30, os 27 governadores de Estado irão se reunir em encontros prévios para afinar o discurso entre eles. Alguns aproveitaram a visita a Brasília para conversar com ministros. Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e de Minas Gerais, Fernando Pimentel, estão reunidos agora com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Já o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, marcou também para esta manhã conversa com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.
Além dessas agendas, estão previstos três encontros preparatórios entre os 27 governadores. O primeiro será às 11 horas, na Representação do Governo do Rio de Janeiro; o segundo, às 12 horas, no Hotel Golden Tulip; e o terceiro, às 14 horas, na Representação do Estado do Paraná.
Nessas conversas preliminares, os governadores devem combinar o discurso que farão na reunião com a presidente. Temas como reforma do ICMS, medidas para buscar o equilíbrio fiscal e ações para garantir empregos devem constar da pauta dos governadores como assuntos prioritários.
A expectativa do Palácio do Planalto é que a presidente Dilma Rousseff consiga, junto com os chefes dos Executivos estaduais, firmar um “pacto pela governabilidade”.
(Estadão Conteúdo)
Leia mais:
- Marconi defende maturidade na reunião entre governadores e Dilma
- Dilma reúne governadores em busca de apoio no Congresso
Leia mais sobre: Brasil