19 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:47

Governadores assinam criação do Consórcio Brasil Central

“Todos nós estamos preocupados com o que tem ocorrido no Brasil, mas vamos focar no que nos une", disse Marconi. (Foto: Governo de Goiás)
“Todos nós estamos preocupados com o que tem ocorrido no Brasil, mas vamos focar no que nos une", disse Marconi. (Foto: Governo de Goiás)

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), participou do 3º Encontro do Movimento Brasil Central (MBrc), na manhã desta sexta-feira (11), em Palmas, no Tocantins. O governador ressaltou a importância do evento para a consolidação de força política da região, com encaminhamento das reivindicações e propostas que têm objetivo de elevar o desenvolvimento.

Em seguida, foi assinado o Protocolo de Intenções do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central por Marconi e pelos governadores do Tocantins, Marcelo Miranda; do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Mato Grosso, Pedro Taques; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; e de Rondônia, Confúcio Moura.

Também foram decididas as oito grandes áreas de atuação do Consórcio: desenvolvimento econômico e social, agropecuária, industrialização, infraestrutura e logística, educação, empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia, e meio ambiente.

“Todos nós estamos preocupados com o que tem ocorrido no Brasil, mas vamos focar no que nos une. Fundamentalmente, é um Movimento que nos fortalece politicamente, e politicamente podemos nos organizar para conseguir recursos para os Estados”, disse Marconi.

Ficaram programados novos encontros que deverão ser realizados em Mato Grosso do Sul, Rondônia e Distrito Federal, além de Goiás.

Consórcio Interestadual de Desenvolvimento

“É um movimento que nasceu há dois meses em Goiás e se consolidou. Em Palmas, definimos os projetos em que os Estados trabalharão juntos. Cada estado fará, em 2016, um aporte de R$ 1,9 milhão para a estrutura de sustentação do Consórcio”, explicou o secretário de Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto.

Segundo informações, um prédio do Banco de Brasília será cedido para que seja implantada a sede do Consórcio, em Brasília. O documento para a criação do Consórcio deverá ser aprovado nas Assembleias Legislativas de cada Estado. O objetivo é concluir essa etapa até novembro deste ano. 

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades