De um lado, o vice-líder do Campeonato decidido a não sair do G-4. Do outro, a primeira equipe fora da zona do rebaixamento, no momento, na luta para escapar da degola. Este foi o reflexo da partida desta quarta-feira (04), entre Avaí e Goiás, no estádio da Ressacada, que terminou com a vitória esmeraldina pelo placar de 1 a 0.
A partida começou com moldes de dificuldades para as duas equipes, devido as fortes chuvas que assolaram Florianópolis durante todo o dia. O gramado encharcado atuou como adversário pesado do confronto.
Mal começou o jogo, e o Goiás assumiu a iniciativa de partir para cima. O atacante Michael recebeu na área, bateu, e o goleiro Aranha praticou a defesa.
Demorou aparecer a resposta do Avaí, mas veio em grande estilo. Aos 13 minutos, Guga cobrou falta pela direita e levantou na área. Rodrigão, quase dentro do gol, meteu uma letra, e a bola tocou na trave antes de se perder pela linha de fundo.
Acuado, o Goiás se virava como dava diante da pressão do mandante. Na metade da primeira etapa, troca de passes entre Rômulo e Getúlio, que bateu para a defesa do goleiro Marcos.
Mais pressão. Novamente Guga cobrando falta na área do Goiás. Airton subiu mais que todo mundo, meteu a cabeça e a bola passou raspando a meta de Marcos.
Já no fim do primeiro tempo, o Goiás mostrou que estava vivo na partida. Bem ao seu estilo, Michael deu o recado. Primeiro tirou Airton do lance e chutou para a defesa de Aranha.
No segundo lance, logo em sequência, Michael não perdoou. Em contra-ataque rápido, o atacante do Goiás recebeu de Felipe Garcia pela esquerda, fez folia para cima da zaga do Avaí e tocou no canto esquerdo do goleiro Aranha, que se esticou, mas não alcançou. Golaço! Goiás 1 a 0.
Foi o primeiro gol de Michael nesta temporada. O atacante não marcava há um ano. A última vez que balançou as redes foi no dia 07 de julho do ano passado, contra o Luverdense.
No segundo tempo, a iniciativa de jogo permaneceu sob o domínio dos mandantes. Aos dois minutos, depois de cobrança de lateral na área, a zaga do Goiás afastou mal e a bola sobrou para Judson, que soltou a bomba por cima da meta de Marcos.
Aos 21 minutos, o veterano camisa 10 Marquinhos, que entrou na etapa final, cobrou escanteio fechado e quase surpreendeu o goleio do Goiás com um gol olímpico. Logo em seguida, aos 27 minutos, foi a vez de Maurinho pegar a sobra de outro chute de Judson. Cara a cara, o atacante obrigou Marcos a evitar o empate.
O Avaí foi 100% pressão durante todo jogo, e na reta final não aconteceu diferente. A equipe do técnico Geninho buscava o gol de todas as formas, mas a bola não entrava.
O último teste para cardíaco da partida aconteceu já nos acréscimos do jogo. Depois de muito pressionar, o Avaí tentou sua última cartada. O relógio marcava 46 minutos, quando Marquinhos levantou a bola na área, Guga cabeceou para o meio, e André Moritz, de biquinho de chuteira, bateu no canto direito do goleiro Marcos que, estático, só observou ela tocar na trave e sair.
Final de jogo na Ressacada: Avaí 0x1 Goiás. O Verde não perde há cinco jogos e, pela terceira vez, nesta Série B, venceu uma partida como visitante. Antes havia vencido Atlético-GO e Londrina.
Com a vitória fora de casa, a equipe do técnico Ney Franco se afastou do Z-4 e saltou para a nona colocação na tabela de classificação. O próximo desafio do Goiás está agendado para o dia 13 de julho, sexta-feira, às 20h30, contra o Criciúma, no estádio Olímpico.
Com a derrota, o Avaí desceu um degrau na tabela. Caiu para a terceira colocação, com os mesmos 22 pontos, e só volta a campo no dia 12 de julho, quinta-feira, quando vai ao Paraná, para enfrentar o Londrina, às 18h, no estádio do Café.
FICHA TÉCNICA
Avaí 0x1 Goiás, Campeonato Brasileiro da Série B
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Data: 04 de julho, 2018.
Horário: 20h30, de Brasília.
Público: 3.126
Renda: 63. 980, 00
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Rogério Zanardo e Evandro de Melo Lima (SP)
Cartão amarelo: Fagner Alemão (AVA); Edcarlos, Felipe Garcia (GOI)
Avaí: Aranha, Fagner Alemão (Marquinhos), Marquinhos Silva e Aírton; Capa, Guga, Judson, Matheus Barbosa (André Moritz); Getúlio (Maurinho), Rômulo e Rodrigão.
Técnico: Geninho.
Goiás: Marcos; Alex Silva, David Duarte, Edcarlos e Ernandes; João Afonso, Renato Cajá e Felipe Gedoz; Felipe Garcia (Vitor Ramos), Michael (Junior Viçosa) e Tiago Luís.
Técnico: Ney Franco.
Leia mais sobre: Recuperação / Goiás Esporte Clube