Um grupo de seis operadores de turismo da Colômbia inicia, em Brasília, neste domingo (16), uma imersão de quatro dias envolvendo atrativos da capital federal e da Chapada dos Veadeiros, importante destino turístico do nordeste de Goiás. O famtour (um tipo de viagem promocional de familiarização) é promovido pela Inframérica, a concessionária que administra o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, com apoio da Goiás Turismo, do trade turístico de Brasília e da Associação Veadeiros.
A viagem integra uma série de ações programadas para apresentar as vantagens do voo direto recém-lançado que liga Brasília à capital colombiana, Bogotá, conforme divulgou a agência goiana.
“A Goiás Turismo tem atuado junto à Inframérica na interlocução com as companhias aéreas, tendo em vista ampliar os voos diretos que ligam a capital federal a países da América do Sul. Nossa intenção é apresentar a esse turista internacional as oportunidades que ele possui em solo goiano, e que estão em um raio de pouco mais de 200 quilômetros de Brasília, como a Chapada dos Veadeiros”, explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
No dia 4 de fevereiro foi lançado o novo voo direto de Brasília a Bogotá, operado pela Companhia Gol Linhas Aéreas, com decolagens às terças, quintas e sábados. O destino ganhou ampla divulgação durante a participação da Goiás Turismo junto à Embratur na Vitrina Turística Anato Bogotá. Segundo a agência federal, em 2024, 130 mil turistas colombianos visitaram o Brasil.
Os operadores internacionais de turismo serão apresentados nos dois primeiros dias (16 e 17) aos atrativos da capital federal. A terça e quarta, os dois últimos dias (18 e 19) serão dedicados a Alto Paraíso de Goiás, onde conhecerão a cultura da Chapada dos Veadeiros, com tratamentos holísticos envolvendo o uso de óleos essenciais da região, e que integram a experiência da Rota Viva Veadeiros.
Também terão a oportunidade de conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade; e também o Vale da Lua.
O titular da Gerência de Estudos, Pesquisa e Qualificação da Goiás Turismo, Fernando Magalhães, enfatiza que a autarquia tem buscado posicionar Goiás entre os operadores internacionais que já conhecem os destinos de sol e praia brasileiros, mas desconhecem o potencial presente no interior do país.
“Temos participado de feiras junto à Embratur e contribuído na promoção de famtours. Ano passado conduzimos 30 operadores internacionais da América do Sul por roteiros na Chapada dos Veadeiros, região das Águas Quentes e região dos Pireneus. Em outubro deste ano, seremos anfitriões do Remote Immersion Latin América, que atrairá inúmeros operadores internacionais”, acrescenta Magalhães.