O governo de Goiás deve realizar, em 2022, pelo menos oito concursos públicos. Ao todo serão 2.031 vagas com foco na área da Secretaria de Segurança Pública (SSP), segundo o Popular.
Com um desfalque de 1500 policiais, que ao longo dos últimos meses aposentaram suas fardas indo à reserva da corporação, a Polícia Militar do estado de Goiás (PMGO) tem que ser versátil com o quadro à disposição, assim, tendo que dobrar expedientes e pagando horas extras para atender a demanda da população.
“Tivemos agora 1500 policiais que foram para a reserva. Nós estamos repondo. O governador aumentou a cesta que chamamos de AC4 que é a hora extra remunerada do Policial. Estamos conseguindo repor essa perda de efetivo com esse acréscimo substancial nesse valor de indenização pago na hora extra do policial. Por isso que a população não está sentindo. Estamos fazendo muito mais com menos”, pontuou.
O primeiro concurso pode ocorrer em maio, serão 720 vagas para soldados e 150 oficiais da PM. Em julho outro concurso para 140 vagas para soldados e 20 oficiais para o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.
Haverá também concurso para 20 vagas de auxiliar de autópsia, 10 vagas de perito e 35 médicos legistas para a Superintendência de Polícia Técnico-Científica.
No mês de outubro, a Diretoria-Geral da Polícia Civil irá selecionar 350 agentes, 100 escrivães e 20 papiloscopistas. Também há previsão para vagas na Universidade Estadual de Goiás — 95 vagas para docentes de Medicina. 10 vagas para gestores de engenharia da Agência Goiânia de Infraestrutura e Transportes. Por fim, em abril há 32 vagas para Procuradoria Geral do Estado.