Com uma melhora em suas contas, Goiás subiu três posições na edição 2018 do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit. Neste ano, o Estado aparece em 10º, ante a 13ª posição ocupada em 2017.
No pilar “Solidez fiscal”, Goiás saltou do 23º para o 5º lugar do Ranking. A alta foi puxada sobretudo pelo sucesso na execução orçamentária e pela maior capacidade de investimento.
Em “Segurança pública”, o Estado também apresentou melhora considerável, passando da 22ª para a 16ª posição. O salto foi influenciado principalmente pelo melhor desempenho em segurança patrimonial.
Goiás ainda subiu duas posições em “Sustentabilidade Ambiental”, passando da 7ª para 5ª colocação, e três posições em “Eficiência da máquina pública” (14º para 11º) e “Infraestrutura” (23º para 20º).
Apesar da melhora geral, Goiás sofreu queda significativa, perdendo sete posições, no pilar “Capital humano” (11º para 18º) e também apresentou piora, em relação aos outros Estados, em “Inovação” (17º para 19º).
Nos pilares “Educação”, “Sustentabilidade social” e “Potencial de mercado” manteve-se estável, permanecendo, respectivamente, na 9ª, 10ª e 13ª colocações.