Goiás é o Estado com a maior oferta de serviços públicos digitais do Brasil, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A pesquisa avaliou todas as unidades da federação com base em 35 critérios, distribuídos entre três eixos: capacidade de oferta digital de serviços, oferta efetiva desses serviços e marcos regulatórios para modernização da administração pública.
Com mais de 700 serviços totalmente digitalizados, Goiás se destacou no eixo Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Estados, consolidando sua posição como referência nacional em transformação digital.
Reconhecimento nacional
Essa não é a primeira vez que os esforços goianos são reconhecidos. Em 2024, o Estado recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC), que apontou Goiás como o estado mais digital do país.
O reconhecimento é fruto de uma estratégia de governo que prioriza a inovação tecnológica como ferramenta de inclusão e eficiência. “Ser líder em serviços digitais no Brasil é o resultado da nossa política de Estado que coloca a inovação a serviço do cidadão”, declarou o governador Ronaldo Caiado.
Segundo ele, a digitalização tem facilitado o acesso da população aos serviços públicos, reduzido custos e ampliado a acessibilidade, especialmente para moradores de regiões fora dos grandes centros urbanos.
O compromisso com a inovação não para. Nesta semana, o Governo de Goiás enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA). A proposta foi aprovada por unanimidade em primeira votação e reforça o papel do Estado como referência em tecnologia. Segundo Caiado:
Com o incentivo pioneiro à inteligência artificial, Goiás vai dar um novo salto de desenvolvimento rumo a um governo ainda mais moderno, transparente e acessível a todos os goianos.
Apoio aos municípios e ao setor produtivo
O Estado também tem expandido sua política de transformação digital para os municípios. Por meio da Rede Estadual de Transformação Digital, já presente em 114 cidades, o programa Prefeitura sem Papel digitalizou processos administrativos e estimulou boas práticas de governança eletrônica.
“Nossa meta é transformar Goiás no maior exemplo de digitalização pública do país”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. A iniciativa inclui ainda capacitação de lideranças municipais e a oferta de modelos adaptáveis à realidade local.
Além do setor público, o estado também atua para digitalizar empresas goianas, com o apoio do Hub Goiás e em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap). A meta é fomentar a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas, com suporte técnico e financeiro.
Excelência reconhecida
Em abril, o Governo de Goiás conquistou a certificação ISO 9001:2015 em Tecnologia da Informação, pela excelência na digitalização de serviços públicos e na gestão de contratos da Superintendência de Sistemas e Inovação (SSI) da Secretaria-Geral de Governo (SGG). O selo, válido até 2028, foi concedido pela ONC Certificação e atesta a qualidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do estado.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os resultados demonstram um compromisso contínuo com a eficiência, transparência e inovação na administração pública. “Estamos construindo um modelo de gestão digital que serve de referência para o Brasil inteiro”, concluiu.
Leia mais sobre: Goiás / Governo de Goiás / Ronaldo Caiado / Serviços digitais / Cidades / Notícias do Estado

