Goiás foi premiado como destaque nacional em competitividade no setor público e ocupou a sétima posição no Ranking de Competitividade dos Estados, no XII Congresso de Gestão Pública. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad) e aconteceu na última quinta-feira (24), em Brasília.
O Estado subiu duas posições em relação ao ano passado e demonstrou avanço por três anos consecutivos. Como resultado, conquistou o ‘Prêmio Destaque Crescimento’. A premiação foi entregue ao governador Ronaldo Caiado (UB) no segundo dia de evento.
Além do destaque na competitividade entre Estados, Goiás também conquistou reconhecimento em práticas de gestão pública. Nesse sentido, ações da Secretaria da Administração de Goiás (Sead) ganharam visibilidade no Congresso.
Com efeito, o lançamento da Rede Nacional de Patrimônio Público e o reconhecimento do programa de Certificação Profissional da Escola de Governo do Estado ficou entre as cinco melhores práticas de gestão pública apresentadas durante o evento. A Rede permitirá compartilhamento de informações entre os estados de maneira facilitada e dinâmica, assegurando mais eficiência à gestão patrimonial.
O titular da Sead, Sérvulo Nogueira, pontuou que essa interação contribuirá para que os gestores repliquem as boas práticas. “É muito importante a utilização do patrimônio de forma responsável e consciente, sobretudo quando a destinação desses bens puderem potencializar políticas sociais”, comentou o secretario.
Por fim, o programa de Certificação Profissional da Escola de Governo também saiu vitorioso. A iniciativa foi reconhecida entre as cinco melhores práticas de gestão pública apresentadas durante o Congresso. Durante a 12ª edição, o evento contou com mais de 2500 mil inscritos e presença de líderes, gestores e servidores de todos os Estados do país.