Pela primeira vez, o Governo de Goiás estará presente em discussões sobre a temática do meio ambiente, na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP28. Para esta edição, o Estado de Goiás enviou representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) para tratar sobre os impactos das mudanças climáticas.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, a participação da Semad gira em torno de discussões sobre a preservação de biomas. “Em Dubai, o governo veio buscar acordos e possibilidades de recebermos troca de tecnologias, conhecimento e até mesmo recursos financeiros para buscar nossos biomas. Essa é a primeira vez que Semad está numa COP, discutindo temas tão sensíveis pra nós”, destacou Vulcanis.
A comitiva goiana, entre outros participantes, é formada, principalmente, pela titular da pasta, Andréa Vulcanis, e pelo gerente de Mudanças Climáticas, Milvo Di Domenico. “As pautas relacionadas às mudanças climáticas são urgentes e, num momento de reunião entre lideranças mundiais como esta, é imprescindível que Goiás apresente o que traz de diferencial para mitigar os impactos dessa realidade”, esclareceu o gerente.
Em relação à importância da participação na Conferência, Vulcanis destacou o debate sobre soluções para redução dos impactos do desmatamento e combate a situações de degradação climática. “Muitas tecnologias têm sido desenvolvidas para mitigação das mudanças climáticas, e estamos aqui para apresentar e debater soluções de redução de desmatamento, combate às queimadas e construir uma estrutura para evitar que Goiás contribua com essas emissões de gases de efeito estufa”, ressalta a titular da Semad.
A COP é uma conferência que reúne os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), onde são discutidas metas e acordos internacionais entre os países. Esse encontro é realizado anualmente e, neste ano, ocorre em Dubai, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. O objetivo principal da conferência é reunir tais lideranças globais para debater e buscar soluções para mudanças climáticas e os problemas ambientais que afetam o planeta, além da negociação de acordos.