22 de novembro de 2024
Destaque 2

Goiás entra na cota de Fundo Estratégico de Vacinação

Foto: Claudivino Antunes
Foto: Claudivino Antunes

Goiás está entre os dez Estados contemplados com 5% de doses extras de vacinas do Fundo Estratégico de Vacinação contra a Covid-19, distribuídas pelo Ministério da Saúde (MS) a partir desta terça-feira (2) aos Estados com cenário de maior emergência, atualmente.

De acordo com matéria publicada pela Agência Brasil, 2.552.820 doses da Coronavac, produzida no Brasil, pelo Instituto Butantan são distribuídas aos Estados brasileiros e Distrito Federal, de forma proporcional, para que o restante dos trabalhadores da saúde, população de 80 a 84 anos e indígenas do Amazonas e população, sejam vacinados. Segundo a publicação, de acordo com informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do MS, divulgado nesta quarta-feira (3), a remessa corresponde à entrega de duas doses.

Nesta fase, 127.641 doses do Fundo Estratégico foram divididas entre dez Estados com cenário de maior emergência, atualmente, sendo eles: Goiás, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Ceará, Paraíba, Sergipe, Paraná e Santa Catarina. No total, 60.781 pessoas serão contempladas, com o objetivo de que a vacinação para os grupos prioritários de idosos seja ampliada nestes locais.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 18 de janeiro, 7,5 milhões de doses já foram aplicadas em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, que contabiliza, com os novos lotes, mais de 17 milhões de vacinas. A previsão é que até o mês de julho, mais de 200 milhões de doses sejam distribuídas, com o intuito de imunizar 50% da população.

Além de remessas do Butantan, mais doses da AstraZeneca/Oxford, já produzidas no Brasil pela Fiocruz (3,8 milhões) devem chegar ao Brasil durante o mês de março, de acordo com a pasta. Outras 2 milhões de doses importadas da Índia e outras, também dever ser enviadas ao País, ao longo deste mês. O MS informou, ainda, ter assinado contrato com o laboratório Precisa Medicamentos/Bharat Biotech, responsável pela vacina indiana Covaxin e, das 20 milhões de doses acordadas, 8 milhões já devem estar disponíveis para o Programa Nacional de Imunizações também neste mês de março.


Leia mais sobre: / / / / Destaque 2 / Goiás - Estado