05 de dezembro de 2025
Clima

Goiás enfrenta semana de sol forte e baixa umidade do ar; risco de queimadas é alto

A previsão para esta segunda-feira (7) indica manhãs com temperaturas mais baixas e tardes quentes, além de umidade relativa do ar em acentuado declínio
A tendência, segundo os meteorologistas, é que o clima seco se mantenha nos próximos dias, sem previsão de chuvas. (Foto: Secom).
A tendência, segundo os meteorologistas, é que o clima seco se mantenha nos próximos dias, sem previsão de chuvas. (Foto: Secom).

O tempo firme e seco vai predominar em Goiás ao longo desta semana, segundo o boletim meteorológico divulgado neste domingo (6) pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO). A previsão para esta segunda-feira (7) indica manhãs com temperaturas mais baixas e tardes quentes, além de umidade relativa do ar em acentuado declínio.

Em todo o Estado, as temperaturas mínimas variam entre 10°C e 18°C, enquanto as máximas podem chegar a 34°C, especialmente na região Norte. Em Goiânia, a capital, os termômetros devem oscilar entre 13°C e 28°C. O nascer do sol está previsto para as 6h46, e o pôr do sol, para as 17h57.

A umidade do ar, porém, preocupa. Os índices devem atingir níveis entre 21% e 30% durante a tarde, o que caracteriza Estado de atenção, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O CIMEHGO alerta para a importância de manter a hidratação e adotar cuidados com a saúde, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

Além disso, a estiagem prolongada agrava o risco de queimadas. Regiões como o Sul, Sudoeste e Leste de Goiás já registram até 63 dias consecutivos sem chuvas significativas. O tempo seco e as altas temperaturas colocam em alerta diversas unidades de conservação ambiental, como o Parque Estadual da Serra Dourada, o Parque Altamiro de Moura Pacheco e a Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto.

A tendência, segundo os meteorologistas, é que o clima seco se mantenha nos próximos dias, sem previsão de chuvas significativas no Estado.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado