Segundo o relatório do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o Brasil é o segundo mais produtor de jeanswear do mundo, perdendo apenas para a China. O estado de Goiás ocupa a 6ª posição no ranking nacional dos maiores produtores de vestuário, produzindo cerca de 50 milhões de peças por mês, tendo o jeans como principal produção.
A produção goiana é reconhecida por sua inovação, diz o presidente do Sinroupas Edilson Borges. Para ele, a presença de quatro faculdades de moda e cursos técnicos agregaram ainda mais a criatividade dos estilistas. “No total, são 2,5 mil indústrias de confecção habilitadas em Goiás”, informa. Além de abastecer o mercado nacional, a produção também vai para Europa e Estados Unidos.
As máquinas fazem boa parte do processo de fabricação de uma peça, mas há alguns detalhes que somente mãos habilidosas conseguem fazer. Um exemplo são os bordados com pedrarias, alguns lixados especiais para desbotar as peças ou a aplicação de produtos para dar mais vida ao desenho feito com o lixado. Por isso, um contingente dos colaboradores são destinados para este trabalho artesanal e valoroso.