Uma nova lei criada a partir de um projeto do deputado estadual Amilton Filho (MDB) institui a Semana Estadual de Incentivo à Mulher na Política. A medida tem como objetivo promover ações e atividades voltadas para o fortalecimento da participação feminina no cenário político, estimulando maior engajamento das mulheres em todas as fases do processo eleitoral.
Com a nova lei, número 23.100, a ideia é promover uma série de atividades para estimular a participação feminina no cenário político. Isso inclui discussões nas escolas, campanhas de divulgação nos meios de comunicação, palestras, e até mesmo a distribuição de materiais como banners e folders. O objetivo é aumentar a visibilidade do tema e engajar mais mulheres no processo eleitoral e nas etapas que o envolvem.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso das mulheres a informações sobre o processo eleitoral e incentivar a participação delas em todas as fases desse processo. Afinal, elas representam mais de 50% da população e do eleitorado goiano”, afirma Amilton Filho.
Para o deputado, a oficialização da data é um passo importante para garantir que as mulheres se sintam mais à vontade para se engajar na política. “Agora que a data foi oficializada como lei, podemos começar a colocá-la em prática de forma efetiva já no ano que vem. Vamos trabalhar para que as mulheres se sintam cada vez mais incentivadas a se envolver na política de Goiás”, completa.
Amilton destaca também que, além de já se destacarem em diversas áreas profissionais e acadêmicas, as mulheres têm total capacidade de ocupar espaços na política. “As mulheres têm se destacado em várias profissões, carreiras e universidades, sempre com excelência. Elas estão preparadas para desempenhar papéis importantes e contribuir de forma competente e dedicada na política em Goiás”, finaliza o deputado.
Essa lei representa um importante avanço para a igualdade de gênero na política e promete estimular o envolvimento feminino nas próximas eleições e nos processos eleitorais do Estado.