Publicidade
Informativo
| Em 1 ano atrás

Goiás ainda luta para escapar do rebaixamento e se manter na série A

Compartilhar

O Brasileirão 2023 entra em sua fase final. Faltando 8 jogos, o Botafogo segue firme em direção ao título, apesar de sofrer o assédio de Palmeiras, Bragantino, Flamengo e Grêmio. Além dessa disputa, chegou a hora das definições dos times que vão se classificar para a Libertadores e Sul-Americana 2024 e também de quem vai jogar a divisão de acesso. E infelizmente o Goiás Esporte Clube, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, figura entre estes.

Sob o comando do português Armando Evangelista desde junho, o Goiás vem lutando para não cair para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 2024. Evangelista é o terceiro técnico do Esmeraldino na temporada. O curioso é que, no início do ano, o time tinha um bom desempenho sob o comando de Guto Ferreira.

Publicidade

Em início de março, o Goiás chegou a alcançar a marca de 11 jogos de invencibilidade e 82% de aproveitamento. Mais ainda, com 31 gols marcados em 13 jogos, tinha o ataque mais produtivo entre todos os times que iriam disputar a Série A do Brasileiro em 2023. Mas depois de eliminado da Copa do Brasil na segunda fase para o Águia-PA e perder o título do campeonato goiano para o rival Atlético-GO, o técnico, que já tinha uma relação conturbada com a diretoria, deixou o cargo. 

Publicidade

Novembro começou com o Goiás ocupando a 18ª posição com 32 pontos, 2 atrás do Santos, primeiro time fora do Z-4. A 12 pontos do número mágico (mínimo) para escapar do rebaixamento (44) a situação do time goiano é bem difícil. Para se manter na série A, o Goiás vai precisar vencer pelo menos 4 jogos e contar com tropeços de Vasco (na 17ª posição), Santos, Corinthians, Cruzeiro e Bahia, todos ocupando posições acima, ou então fazer 7 dos últimos 8 jogos.

Publicidade

É uma tarefa ingrata, mas a torcida tem que acreditar e apoiar o time até quando houver alguma chance. Para acompanhar a luta do Verdão da Serra, utilize o Código bônus bet365 e dê seus palpites sobre as chances e também sobre o futuro do time.

Goiás tem bons desempenhos, mas não consegue se firmar na elite do futebol nacional

Nos últimos cinco anos, o Goiás passou por uma montanha-russa de emoções no Campeonato Brasileiro. A equipe esmeraldina teve altos e baixos, enfrentou desafios e conquistou vitórias memoráveis.

Publicidade

No Campeonato Brasileiro de 2018, o Goiás conseguiu conquistar o acesso da Série B para a Série A. O clube terminou a temporada na quarta posição, conquistando uma vaga entre os melhores clubes do país. Com um elenco comprometido e uma torcida fervorosa, o Goiás estava determinado a fazer uma boa campanha na elite do futebol brasileiro.

Em 2019, o Goiás enfrentou um desafio formidável na Série A. O clube lutou bravamente e terminou a competição na 10ª colocação, uma posição respeitável para um recém-promovido. A equipe esmeraldina mostrou qualidade técnica e capacidade de competir com clubes de todo o país. O destaque ficou por conta de Michael, que se destacou como um dos principais jogadores do campeonato.

Entretanto, 2020 trouxe uma reviravolta. Além da ocorrência da pandemia da Covid 19, o Goiás enfrentou problemas internos e uma série de resultados negativos que o colocaram na zona de rebaixamento. Apesar disso, o time não desistiu e fez uma recuperação impressionante no segundo turno. Infelizmente, a equipe não conseguiu evitar o rebaixamento para a Série B, uma decepção para os torcedores e para o clube como um todo.

No ano de 2021, o Goiás entrou na Série B com o objetivo claro de retornar à elite do futebol brasileiro. A equipe fez uma campanha sólida, demonstrando sua superioridade sobre os adversários, perdendo o título para o Botafogo mas garantindo o acesso à Série A com antecedência. O time se destacou pela solidez defensiva e pelo ataque eficiente, com jogadores como Alef Manga e Élvis brilhando em campo.

No Campeonato Brasileiro de 2022, o Goiás estava de volta à Série A com uma mentalidade renovada. A equipe esmeraldina mostrou que a experiência na Série B serviu para fortalecê-la. O time competiu com determinação e conseguiu terminar a temporada na 13ª posição na tabela do Brasileiro, se mantendo na disputa da série A para o ano seguinte.

Com um acesso, um rebaixamento e um retorno triunfante à Série A, a equipe provou sua resiliência e capacidade de se adaptar às adversidades. Os torcedores do Goiás que em 2023 comemoraram o título da Copa Verde, continuam apoiando apaixonadamente o clube, esperando por dias ainda melhores no futuro. Agora em 2023 parece que a gangorra novamente pende para baixo e o time goiano namora com o rebaixamento. Mas como o ano ainda não acabou e a chance de permanecer na série A do Brasileiro existe, agora é que a torcida não pode desistir.

Publicidade