Trabalhadores de laboratórios que realizam testes para diagnóstico da covid-19, em Goiânia, serão vacinados contra a doença neste domingo (31). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os profissionais têm papel essencial no combate à pandemia e, por isso, serão imunizados.
A ação ocorre no Centro de Aulas D da Universidade Federal de Goiás (UFG), na 1ª Avenida, no Setor Leste Universitário, das 9h às 17h.
“Consideramos que da mesma forma que locais como os hospitais e unidades de urgência e emergência receberam as doses para os trabalhadores, aqueles que atuam em laboratórios que ajudam a diagnosticar o coronavírus também devem tomar a vacina, por serem essenciais no atendimento de casos da doença”, explica a gerente de Imunização da Saúde, Polyana Braga.
Para receber a dose, a pessoa deve comparecer ao local e comprovar que trabalha em algum laboratório, apresentando um contracheque ou crachá com foto que contenha o nome do estabelecimento em que presta o serviço, além de CPF e documento de identificação com foto.
Nos casos em que o trabalhador não possua esses comprovantes, deverá apresentar uma declaração com assinatura do responsável pelo laboratório, informando que ele trabalha na instituição. Essa declaração será retida pela SMS para fins de investigação de possíveis denúncias.
A SMS informou que 20.284 trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente em hospitais com leitos de internação, UTIs e unidades de pronto atendimento para a covid-19 já foram vacinados. Além disso, 760 idosos residentes em lares de longa permanência também foram imunizados.
Até o momento, Goiânia recebeu pouco mais de 52 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 30.160 da CoronaVac e 22 mil da AstraZeneca/Oxford. Essa quantidade é suficiente para vacinar aproximadamente 67% do total de 77 mil trabalhadores que atuam na capital.