A prefeitura de Goiânia promete endurecer as regras contra aglomerações nas cercanias da Rua 44. Em reunião por videoconferência com o governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (9), a secretária de Saúde, Fátima Mrué, afirmou que o prefeito Iris Rezende deve definir, em novo decreto, o que pode ser considerada uma aglomeração.
Conforme a titular da SMS, a medida vai facilitar a atuação de policiais militares e dos órgãos municipais de fiscalização. “A 44 é um ponto crítico para nós. Dentro das lojas, boa parte está cumprindo, mas vemos constantes aglomerações nos espaços entre as lojas”, destacou Mrué.
A secretária lembrou que uma portaria publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (4) determinou que estabelecimentos que estejam descumprindo as regras sanitárias sejam imediatamente multados e fechados pelos fiscais. Segundo ela, uma avaliação dos órgãos de fiscalização apontou que 50% dos locais vistoriados estavam descumprindo os protocolos.
“As flexibilizações foram feitas com muito critério e protocolos rígidos. Mas parece que a população não entendeu e existe uma certa imaturidade em lidar com isso”, pontuou.
Na reunião, o governador Ronaldo Caiado, que já havia criticado as aglomerações na região da 44 na semana passada, voltou a mostrar preocupação com o descumprimento das regras.
“Não demos conta de criar uma regra mais rígida para conter o processo ali. E o pior: recebendo ônibus de outros estados, principalmente de Mato Grosso, Pará e Tocantins”, citou.
Leia mais sobre: Coronavírus em Goiânia / Região da 44 / Destaque / Goiânia